Investimento didático: Curso de Música de Fortaleza é beneficiado com novos instrumentos de sopro

Foto do concerto da Banda Sinfônica da UFC-Fortaleza durante a programação do Corredor Cultural Benfica 2019. O maestro está de costas e rege o grupo no palco da Concha Acústica da UFCO Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza foi beneficiado com a compra de novos instrumentos musicais. Ao todo, são dez instrumentos de sopro adquiridos com recursos próprios da UFC. Compõem o conjunto 3 clarinetes, 1 saxofone alto e 1 um saxofone tenor, da família das madeiras; 3 trompetes, 1 trombone e 1 tuba, da família dos metais.

Investimento em infraestrutura didática, a aquisição do material foi compromisso firmado pelo reitor Cândido Albuquerque, ao ser informado da necessidade dos instrumento, pelos professores do curso, em visita ao Instituto de Cultura e Arte (ICA), ainda na fase de campanha.

Segundo o Prof. Leandro Serafim, do Curso de Música e regente da Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC-Fortaleza), esse foi o primeiro investimento da Instituição na área específica de sopros. Anteriormente, parcerias foram estabelecidas com a EMEIF José Alcides Pinto, no bairro Henrique Jorge, e o Campus da UFC em Sobral para o empréstimo desses instrumentos.

Além de Serafim, os novos equipamentos apoiarão as atividades didáticas dos professores Filipe Ximenes e Ana Cléria Rocha nesta fase de produção de videoaulas e outros conteúdos para o ensino remoto. "O recebimento destes 10 novos instrumentos, todos de excelente nível, certamente colaborará de forma significativa com o curso e seus grupos artísticos, tal qual a Banda Sinfônica da UFC e a Orquestra Sinfônica da UFC-Fortaleza", declara.

Foto de um trompete dentro do seu case O aluno João Victor Rabelo, do 5º semestre do Curso de Música, está aprendendo a tocar tuba e avalia que, com os novos instrumentos, ele e os colegas terão uma motivação extra para continuar os estudos. "Creio que vai alavancar muito as aulas, o rendimento dos alunos e o envolvimento deles com as disciplinas e com a extensão. Um instrumento não toca sozinho, tem também o estudo da pessoa, mas instrumentos bons possibilitam um som melhor", comenta.

Para o diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, Prof. Marco Túlio Costa, o investimento veio em boa hora e trará benefícios para estudantes e docentes, em particular aos projetos de extensão e à formação de grupos musicais. "A aquisição de instrumentos de sopro, sem dúvida, vem preencher mais um espaço dentro desse universo cultural e artístico de ensino, pesquisa e extensão, que é o ICA", afirma.

PRECAUÇÕES NA PANDEMIA ‒ Os responsáveis pelo curso alertam que os instrumentos não poderão ser manuseados por estudantes enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, tanto por serem de uso coletivo quanto porque, enquanto se toca, o ar quente que o indivíduo expele acaba por se condensar no interior do instrumento, potencializando risco de contaminação.

Ainda assim, o ganho didático estará presente de imediato, pois os instrumentos de alto nível serão utilizados por professores na gravação de videoaulas, para a continuação do semestre por meio de atividades remotas, conforme previsto no Plano Pedagógico de Emergência (PPE).

Fonte: Prof. Leandro Serafim, docente do Curso de Música e regente da Orquestra Sinfônica da UFC-Fortaleza ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.