Condomínio de Empreendedorismo e Inovação é apresentado a representantes do setor produtivo

Imagem: prédio do Condomínio de Empreendedorismo e InovaçãoA Universidade Federal do Ceará deu um passo decisivo na consolidação de uma cultura de empreendedorismo e inovação, ponto prioritário de seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 e da atual gestão da administração superior. Em visita realizada, na manhã desta quinta-feira (30), ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o reitor Cândido Albuquerque e equipe da administração superior apresentaram a representantes da indústria, do comércio e de diversos sindicatos patronais o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, ponto de convergência entre a Universidade e o setor produtivo.

De múltipla abrangência, o novo equipamento instalado naquele campus possui cinco andares e soma cerca de 2 mil metros quadrados de área construída. Ele abrigará a sede administrativa do Parque Tecnológico da UFC; a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA); a Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC Inova), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG); as Coordenadorias de Empreendedorismo e de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), o Coworking de Empresas Juniores (Pró-Reitoria de Extensão – PREX) e o futuro Centro de Pesquisas em Inteligência Artificial da Instituição.

Imagem: Comitiva incluiu os presidentes da FIEC e da FECOMÉRCIO, empresários e representantes de sindicatos patronaisAs instalações do complexo incluirão mais recursos, como auditório, incubadora de startups, salas para atender as empresas juniores da Universidade coordenadas pela PREX que não possuam sede própria, e coworking para receber estudantes, pesquisadores, executivos, empresários e gestores públicos. Também contarão com espaços no condomínio representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO).

Veja a matéria da UFCTV:

APRESENTAR PARA ATRAIR – A comitiva assistiu, antes da visita, a uma breve apresentação do complexo, feita pelo Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional. O gestor trouxe uma síntese das políticas de inovação da UFC, com destaque para o Parque Tecnológico, as já consolidadas parcerias de laboratórios da UFC com grandes multinacionais da tecnologia, as bolsas de empreendedorismo inovador para estudantes, implementadas em 2020, e para a tônica empreendedora que vem marcando a formação de nosso corpo discente, da graduação ao doutorado, em diversas áreas do conhecimento.

Veja mais imagens da apresentação no Flickr da UFC

Imagem: Reitor passeia pelo prédio"Estamos fazendo o que todas as grandes universidades fazem. Na Universidade de Pequim, por exemplo, grandes empresas com tecnologia de ponta, como Google, Sony, Mitsubishi, estão integradas com a instituição de ensino. Esse é o caminho a ser adotado aqui, pois podemos usar a inteligência dos nossos professores, qualificar melhor nossos alunos, atrair grandes projetos e desenvolver grandes soluções para a sociedade. Chegamos aos 65 anos jovens e inovando a passos largos", resumiu o reitor Cândido Albuquerque.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou o olhar contemporâneo e de projeção que o equipamento traz para a UFC. "O maior patrimônio do Ceará são as pessoas. Temos que parar de perder as inteligências daqui para outros estados e países. Se universidade e mercado estiverem unidos, poderemos não só reter esses profissionais, mas, ao mesmo tempo, dar à sociedade as respostas que ela demanda", acrescentou.

Imagem: Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, e Maurício Filizola, presidente da FECOMÉRCIO, ao lado do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque (Foto: Ribamar Neto/UFC)A fala do presidente da FECOMÉRCIO, Maurício Filizola, foi bastante ligada ao momento atual, com setores como comércio, serviços e turismo entre os mais fragilizados pela pandemia do novo coronavírus: "A pandemia nos trouxe esse olhar de cooperação. E hoje nós estamos vendo aqui a cooperação sendo fortalecida entre a Universidade, a indústria, o comércio. Isso tem tudo para melhorar nossa economia e tornar nosso Estado, conhecido por seu povo resiliente, ainda mais grandioso. Antes, havia uma distância, que está sendo superada hoje". Ex-aluno do Curso de Farmácia da UFC, disse sentir-se grato de estar colaborando com o crescimento da casa que o formou.

A previsão é de que o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação entre em operação ainda no começo do segundo semestre, em data a ser amplamente divulgada nas mídias institucionais da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.