Assistência estudantil: edital de inclusão digital prevê auxílio financeiro para 1.800 alunos comprarem computador ou tablet

Imagem: Computador em fundo azulA Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), tornou público o edital de auxílio-inclusão digital, que prevê, com 1.800 vagas, a disponibilização de ajuda financeira para que alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam adquirir equipamentos (computador ou tablet) de acesso à Internet.

O auxílio tem o valor de R$ 1.500 e é de caráter pessoal e intransferível para alunos matriculados em cursos presenciais de graduação em qualquer um dos campi da UFC, na Capital e no Interior. O objetivo da medida é permitir que os discentes contemplados possam ter acesso contínuo às atividades disponibilizadas remotamente, em razão da pandemia de covid-19 e suspensão de atividades presenciais.

As inscrições deverão ser feitas de 31 de julho a 9 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (na aba Auxílios e Bolsas do Portal do Discente). Ainda é preciso preencher formulário eletrônico, também disponível no SIGAA, anexando a documentação prevista em edital. A solicitação só será efetivada se as duas etapas forem concluídas.

REQUISITOS – Para receber o auxílio, o aluno deve atender a uma das seguintes condições: 1) ter recebido, em 2020, qualquer benefício oferecido pela PRAE ou por Coordenações de Assistência Estudantil no Interior; ou 2) não ter sido deferido, por insuficiência de vagas, nos processos de 2020 de auxílio-alimentação emergencial, auxílio emergencial, auxílio-moradia, bolsas de incentivo ao desporto e bolsa de iniciação acadêmica.

Além disso, no ato de inscrição, o estudante deverá estar matriculado em no mínimo três disciplinas no semestre 2020.1, declarar não ter acesso a computador ou tablet para acompanhar as aulas, apresentar orçamento do equipamento a ser adquirido (conforme detalhado em edital), não estar no último semestre do curso e declarar não ter concluído outro curso de graduação.

O resultado parcial da seleção será divulgado no dia 24 de agosto, com possibilidade de recurso. O resultado final será divulgado no dia 31 de agosto. O interessado deve ler atentamente o edital, que traz o cronograma em detalhes.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – A distribuição de vagas do edital é de 1.460 para Fortaleza, 47 para Crateús, 79 para Quixadá, 74 para Russas e 140 para Sobral. O aluno beneficiado com uma das vagas deverá apresentar à PRAE a nota fiscal comprovando a aquisição do computador ou tablet, em até 10 dias após recebimento do auxílio, que deve ser integralmente utilizado para tal fim, sob condição de ressarcimento da diferença entre o valor recebido e o valor da nota fiscal.

O edital prevê a restituição do valor ou do equipamento (para que seja destinado a outro aluno, indeferido por falta de vagas) nos seguintes casos: 1) perda de vínculo no semestre 2020.1; 2) reprovação por frequência ou nota em todas as disciplinas; 3) desistência, trancamento total ou transferência para outra instituição; 4) constatação de irregularidade ou falsificação de documentos ou informações prestadas; 5) não utilização integral do auxílio, devendo haver devolução do valor não utilizado; 6) não prestação de contas.

As informações completas sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 11/2020 da PRAE, que deve ser lido inteiramente pelos alunos interessados.

AÇÕES DE INCLUSÃO DIGITAL ‒ O novo auxílio da PRAE é mais uma iniciativa da UFC no seu plano de inclusão digital. A Universidade já havia feito a aquisição de novos computadores para as unidades acadêmicas, além de ter lançado edital para entrega de chips de Internet a alunos sem acesso às atividades remotas durante a pandemia.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.