Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

PIBID e Residência Pedagógica selecionam professores em escolas parceiras da rede pública

Imagem de desenho de professora em frente a uma lousa, em sala de aulaEstá aberto, até 10 de agosto, o processo seletivo de professores da educação básica para bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela Internet.

A seleção é restrita a professores das escolas participantes de cada um dos programas. É necessário ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério na educação básica, possuir licenciatura e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto. Os preceptores do subprojeto "Alfabetização" devem atuar na educação infantil ou no ensino fundamental.

O PIBID e a Residência Pedagógica fazem parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica. Ambos são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas.

PIBID – São ofertadas 12 vagas para bolsistas de supervisão à docência para os seguintes componentes curriculares/cursos: Alfabetização/Pedagogia, Biologia/Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Português/Letras, Sociologia/Ciências Sociais e Química.

A seleção é regida pelo Edital nº 12/2020. O documento informa os demais pré-requisitos para inscrição no PIBID e detalha as atividades dos bolsistas, bem como a distribuição das vagas e as escolas participantes. Os documentos exigidos e os links para os formulários podem ser consultados no edital. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 12 de agosto.

RESIDÊNCIA ‒ Para a Residência Pedagógica, a disponibilidade é de 15 vagas para preceptores nos seguintes subprojetos: Alfabetização, Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Física, Letras/Português, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Música, Química e Teatro.

Outras informações importantes sobre a Residência Pedagógica podem ser consultadas no Edital nº 13/2020, que rege a seleção. O edital apresenta pré-requisitos, detalhamento das atividades e documentação necessária, além do quadro de vagas e da relação de escolas parceiras. As inscrições devem ser realizadas pelos links para os formulários disponibilizados no documento. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 12 de agosto.

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300