Segundo lote de chips de Internet continua a ser entregue nesta terça-feira (4)

Imagem: Estudante mulher em pé no salão da Reitoria, recebendo o chip de uma servidora mulher que está sentada em uma cadeira de frente para um computador (Foto: Norton Falcão/UFC)Começa nesta segunda-feira (3) e se estende até terça-feira (4) a distribuição do segundo lote de chips de Internet móvel para estudantes dos campi de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará. A entrega dos chips ocorrerá na Central de Atendimentos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE – Rua Paulino Nogueira, 315 – Bloco III – 1° Andar – Benfica), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os estudantes contemplados receberão um e-mail informando o dia e o turno em que deverão retirar o chip. Para receber o item, os alunos deverão levar um documento com foto e uma caneta própria. O uso de máscara é obrigatório.

A medida faz parte da ação de Inclusão Digital ‒ direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica ‒, cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente (devido à pandemia de covid-19), visando à conclusão do semestre letivo 2020.1. Nesta etapa, serão distribuídos 540 chips (incluindo os que serão entregues nos campi do Interior – Crateús, Quixadá, Russas e Sobral –, nos quais o procedimento será definido de acordo com a diretoria de cada unidade acadêmica. Antes, já foram distribuídos cerca de mil chips, correspondentes ao primeiro lote. Para toda a ação, são previstos 6 mil chips.

Leia também: Edital de inclusão digital prevê auxílio financeiro para 1.800 alunos comprarem computador ou tablet

Assim como na distribuição do primeiro lote, todos os cuidados serão tomados para que o procedimento ocorra com segurança para estudantes e servidores. A entrega será realizada em dois dias justamente para evitar aglomerações devido à pandemia de covid-19. Haverá marcações no local para garantir o distanciamento necessário. Além disso, os servidores vão utilizar álcool em gel e face shields (protetores faciais que preservam o rosto inteiro).

A Ação de Inclusão Digital integra o Plano Pedagógico de Emergência (PPE), que foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e começou a ser implementado no último dia 20 de julho.

ORIENTAÇÕES SOBRE USO ‒ A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) elaboraram um documento com orientações técnicas e pedagógicas sobre o uso e a capacidade dos chips de Internet móvel. As diretrizes, direcionadas a alunos e professores, estão no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), elaborado no contexto de enfrentamento da pandemia de covid-19.

O objetivo é orientar os estudantes sobre como utilizar os chips a fim de acompanhar, de maneira satisfatória, todas as atividades a serem ministradas de forma remota, evitando que o plano de dados de 20 GB se esgote antes da renovação automática mensal. Quanto aos docentes, as indicações buscam alertá-los para que levem em conta a capacidade dos chips no momento de planejar as aulas e demais conteúdos acadêmicos.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.