Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Maternidade-Escola realiza Semana Mundial do Aleitamento Materno com atividades on-line

Imagem: logomarca da Semana Mundial do Aleitamento MaternoA Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realiza até sexta-feira (7) a edição 2020 da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Neste ano, em função da pandemia de covid-19, o evento foi pensado de modo a se adequar a essa nova realidade, com algumas atividades on-line.

É o caso, por exemplo, do bate-papo virtual sobre aleitamento materno, que ocorrerá nesta terça-feira (4), às 15h, como parte do Curso para Gestantes. A conversa será com a enfermeira Fabíola Sá, do Banco de Leite Humano da MEAC. A atividade, com vagas limitadas, recebe inscrições pelo número (85) 3366 8509.

A abertura da SMAM também foi totalmente on-line. Ministrada pela Profª Márcia Machado, docente do Departamento de Saúde Pública da UFC, a palestra "Apoie o aleitamento materno por um planeta sustentável" ocorreu na manhã desta segunda-feira (3) com a moderação da jornalista Danielle Campos. A atividade, transmitida ao vivo no perfil do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH no Instagram (@complexohospitalardaufc), foi gravada e está disponível no canal do Complexo Hospitalar no Youtube e no perfil do Instagram.

Além das atividades virtuais, a programação SMAM na MEAC apresenta outras 140 ações voltadas ao público interno, que inclui profissionais, residentes e internos, pacientes internadas e acompanhantes. A enfermeira Janaína Landim, chefe do Banco de Leite Humano da MEAC, destaca que estão sendo abordados temas relacionados à contribuição da amamentação para o desenvolvimento de um planeta mais saudável, como o aleitamento materno logo após o nascimento; orientações para uma amamentação adequada; manutenção da amamentação mesmo em tempos de pandemia, e direitos da mulher que amamenta.

O gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Edson Lucena, explica que promover o aleitamento materno é uma das prioridades da instituição. "Sabemos da repercussão que esta prática tem no crescimento e desenvolvimento da criança, no fortalecimento do vínculo familiar e para toda a sociedade. Por isso, a semana já é parte do nosso calendário de eventos e esse ano, graças ao engajamento de nossos colaboradores, é mais uma oportunidade de informação, formação e assistência com uma programação bastante diversificada", comenta.

Além de palestras, a programação segue até sexta-feira (7) com atividades educativas, distribuição de material informativo e atendimentos individuais (para público interno). A equipe, multidisciplinar, envolve profissionais de todos os setores assistenciais da Maternidade-Escola.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300