UFC firma parceria com Prefeitura de Sobral para implantar primeiro sistema de transporte coletivo do município

Prefeito de Sobral apresenta planta do município a reitor e assessores

 A Universidade Federal do Ceará firmou, na manhã desta segunda-feira (3), convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Sobral para implantação do primeiro sistema público de transporte coletivo urbano daquele município da região norte do Estado, o Transol. Além de beneficiar toda a população de Sobral, o sistema incluirá uma linha que interligará os campi e prédios da UFC e de outras instituições de ensino superior, a ser chamada de Cidade Universitária.

O termo foi assinado na Reitoria pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Por meio do convênio, que tem validade de um ano, a Universidade disponibiliza seu corpo técnico no auxílio à implantação do sistema logístico, que inclui o sistema público municipal e o transporte escolar.

"Tive a honra de receber aqui o prefeito Ivo Gomes e assinamos esse convênio. E, nesse convênio, a Universidade está mais uma vez contribuindo para o aprimoramento das atividades do município de Sobral. Essa é a função da Universidade: aplicar os seus conhecimentos de modo a melhorar a vida das pessoas", destacou o reitor.

Desde o fim de 2019 uma equipe da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade (UFC Infra) tem prestado apoio técnico à Prefeitura de Sobral, com estudos de planejamento e implementação das linhas. Junto à equipe técnica da Prefeitura, os especialistas estudaram a melhor forma de iniciar a operação das linhas de ônibus. Em março, a primeira delas (Renato Parente-Centro) começou a operar, de forma assistida, de segunda a sábado, em veículos com capacidade para 50 passageiros.

Para o prefeito Ivo Gomes, a parceria está "dando oportunidade a milhares de sobralenses de baixa renda de se deslocarem de suas casas para o trabalho, para outras atividades sociais, por um preço baixo na passagem de ônibus, ônibus confortável, seguro e tranquilo". O prefeito acrescenta: "É um dia importante para Sobral, e a gente está aqui agradecendo mais uma vez a UFC por essa gentileza com o nosso povo".

Dentro do sistema de transporte a ser consolidado, a linha Cidade Universitária é uma reivindicação antiga dos universitários do município. Por conta da pandemia da covid-19, os prazos para o início de sua operação estão sendo reajustados.

UFC EM SOBRAL ‒ Em Sobral, a UFC está presente em pelo menos três bairros: Jocely Dantas de Andrade Torres, onde funciona a Faculdade de Medicina; Mucambinho, onde estão os demais cursos da Instituição; e Centro, onde fica localizado o Serviço de Psicologia Aplicada. Há, ainda, prédios como o da Santa Casa de Misericórdia, que recebe estudantes e professores de cursos da área de saúde da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.