Procurar no portal

Com apoio da Casa Amarela da UFC, Cine Ceará anuncia novo formato e recebe inscrições até 8/9

Imagem: Logomarca do Cine CearáO Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema recebe, até 8 de setembro, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem de sua 30ª edição. Realizado desde 1991, o Cine Ceará ocorrerá, neste ano, de 5 a 11 de dezembro, em formato presencial e virtual. A Universidade Federal do Ceará, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, é apoiadora institucional do evento.

O festival está previsto para ocorrer presencialmente em Fortaleza, seguindo as orientações das autoridades sanitárias no período do evento em decorrência da pandemia de covid-19.

Já a programação virtual será transmitida pelo Canal Brasil, parceiro do Cine Ceará, através da plataforma Canal Brasil Play, que disponibilizará durante 24 horas os filmes das mostras competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.

As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem acessar o site do Cine Ceará (www.cineceara.com), onde estão disponíveis o formulário de inscrição e o regulamento. A exemplo da última edição, o 30º Cine Ceará reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras nas mostras competitivas. A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos.

Podem ser inscritos na Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019, com duração mínima de 60 minutos.

A Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará. Podem se inscrever produtores e diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos.

Imagem: Sala principal do Cineteatro São LuizOs filmes de curta e longa-metragem cearenses inscritos que não forem selecionados para essas mostras serão submetidos a nova análise da comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará.

TROFÉU MUCURIPE ‒ Prêmio oficial do festival, o Troféu Mucuripe será concedido aos indicados pelo júri das mostras competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem em diversas categorias.

A Mostra Olhar do Ceará também premiará com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense. Informações sobre inscrições, processo seletivo e premiação das mostras competitivas podem ser consultados no regulamento disponível no site do festival.

O melhor filme da Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, eleito pelo júri oficial, receberá também prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil.

Com mostras paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a participação de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual, o 30º Cine Ceará reforça seu compromisso de levar ao público brasileiro, em parceria com o Canal Brasil, uma parcela significativa da produção audiovisual ibero-americana, proporcionando um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e promovendo a divulgação de novos talentos.

Todos os detalhes do evento podem ser vistos no site do Cine Ceará.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300