Projeto SigniFICANDO inscreve estudantes de graduação, de 10 a 14 de agosto, para grupo virtual de apoio

Atendimento psicológico on-lineO projeto SigniFICANDO: Grupos de Apoio à Permanência na Universidade, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará, recebe inscrições, no período de 10 a 14 de agosto, para formar um novo grupo de apoio psicossocial, destinado a alunos dos cursos de graduação da UFC. As vagas são limitadas.

O projeto visa à construção de espaços de troca e compartilhamento de experiências ligadas aos desafios e às sucessões de mudanças decorrentes da inserção na vida universitária, para ampliar as condições de permanência dos estudantes na educação superior. Durante a medida de distanciamento social contra o coronavírus, as atividades do grupo estão sendo realizadas remotamente e conduzidas pelas psicólogas Luana Colares e Flora Chaves, da Divisão de Atenção ao Estudante da PRAE.

A psicóloga Luana Colares explica que o projeto é direcionado aos estudantes que "tenham interesse em compartilhar e elaborar questões próprias da vivência acadêmica ou com repercussões nela", uma vez que as reuniões "fomentam espaços de fala, escuta e elaboração subjetiva acerca da vivência acadêmica, configurando-se como uma estratégia grupal de atenção à saúde mental e de fortalecimento da qualidade da permanência de estudantes na Universidade".

O grupo de apoio mais recente contemplou 27 alunos de diversos cursos de graduação. Ao todo, foram realizados 13 encontros, em que os estudantes expuseram os desafios enfrentados durante o período de quarentena e foram orientados sobre estratégias de enfrentamento e aspectos protetivos da saúde mental. Segundo o relatório realizado pela organização do projeto, 100% dos participantes classificam atividades dessa natureza como importante (4,5%) ou muito importante (95,5%).

Para participarem do novo grupo, os interessados devem preencher o formulário de inscrição que estará disponível no site da PRAE, de 10 a 14 de agosto. O atendimento será realizado uma vez por semana, às terças-feiras, em sessões de duas horas, por meio de videoconferência. O primeiro encontro virtual ocorre no dia 25 de agosto, a partir das 15h. Os estudantes selecionados receberão um e-mail da coordenação do projeto com as instruções para ingressar no grupo.

Fonte: Luana Colares, psicóloga da Divisão de Atenção ao Estudante, da PRAE/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.