Políticas públicas de saúde na pandemia de covid-19 são tema da nova edição da "Revista Aval"

Imagem: Capa da Revista AvalEstá disponível para acesso, no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Ceará, a primeira edição de 2020 da Revista Aval, publicação do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC. Neste número, os editores se propuseram a contribuir com reflexões e apontar possíveis horizontes para a agenda da avaliação das políticas públicas em saúde no contexto da pandemia da covid-19.

Sobre a temática das políticas públicas, a revista traz sete artigos inéditos: "Bases filosóficas e epistemológicas da avaliação: caminhos a serem trilhados", de Max Felipe Vianna Gasparini; "Tecendo redes e conexões no campo da avaliação em saúde: a construção de uma trajetória", de Marly Marques da Cruz; "Trilhas na avaliação para gestão de programas: o aprender ao fazer", de Paulo Germano de Frias e Lygia Carmen de Moraes Vanderlei; "Por que avalio? Como avalio? O que aprendi ao avaliar?", de Juarez Pereira Furtado; "Desafios e aprendizados na institucionalização de um sistema de avaliação em uma universidade federal", de Marcos Vinicius Pó; "A emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as respostas governamentais ao redor do mundo", de Anderson Cristopher dos Santos e Rodolfo Finatti; e "Estar em isolamento social: quando a desigualdade atua como fator", de Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho, Harlon Romariz Rabelo Santos e Rafael de Mesquita Ferreira Freitas.

O periódico conta ainda com uma apresentação de Igor da Costa Borysow, pesquisador do Laboratório de Avaliação em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). "Ao longo deste Dossiê, o leitor poderá constatar, de maneira concreta, uma fração do espaço social da avaliação em saúde no Brasil, formado por agentes oriundos de diferentes instituições acadêmicas, com inserções no campo burocrático, que se orientam na busca por reconhecimento e hegemonia nesses campos", destaca. Na capa da Revista Aval é reproduzida a obra Madrugada (1959), do pintor cearense Antônio Bandeira, e que integra o acervo do Museu de Arte da UFC (MAUC).

SAIBA MAIS ‒ Com periodicidade semestral, a Revista Aval foi criada em 2008, sob a responsabilidade editorial do Curso de Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da UFC. Tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas nacionais e internacionais sobre a temática avaliação de programas e políticas públicas, na forma de artigos, entrevistas, ensaios e dossiês temáticos. Enfoca temas como educação, saúde, planejamento urbano, segurança pública, desenvolvimento rural, cultura, gênero, infância, juventude, turismo, microfinanças, trabalho e geração de renda, políticas afirmativas, entre outros.

Fonte: Prof. Gil Célio Cardoso, editor da Revista Aval ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.