Nota da Reitoria – Dia do Estudante: homenagem a quem motiva nossa missão mais importante

Imagem: O estudante inspira a realização de nossa atividade-fim mais percebida pela sociedade: o ensino (Foto: Viktor Braga/UFC)Hoje, 11 de agosto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) não se poderia furtar de homenagear o segmento da comunidade acadêmica que inspira a realização de nossa atividade-fim mais percebida pela sociedade: o ensino. Há um ano, comemorávamos a marca dos 100 mil diplomados. Neste Dia do Estudante, parabenizamos nossos cerca de 30.400 alunos de graduação e 5.760 de pós-graduação, que, com seu notável desempenho, nos ajudam a fazer da UFC a melhor universidade pública do Norte e Nordeste do Brasil, segundo o ranking britânico Times Higher Education.

Os estudantes foram nosso principal elemento motivador para o desenvolvimento de soluções para lidar, coletivamente, com os desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus. Tendo como pontapé inicial os esforços para a elaboração do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), leme que nos guia no retorno remoto das atividades acadêmicas, o apoio à comunidade discente foi fortalecido como política institucional.

Estivemos ao lado de nosso alunado mais vulnerável, na realização de testes rápidos de SARS-COV-2, na ampliação do programa institucional de bolsas, na garantia de segurança alimentar e no maior plano de inclusão digital da história da UFC – com distribuição de chips de acesso à Internet móvel e, como medida mais recente, a concessão de Auxílio Inclusão Digital para a compra de equipamentos eletrônicos.

Imagem: Mentes valorosas para o avanço da pesquisa, nossos estudantes trazem contribuição inegável na execução de projetos e investigações acadêmicas (Foto: Viktor Braga/UFC)Mentes valorosas para o avanço da pesquisa, nossos estudantes trazem contribuição inegável na execução de projetos e investigações acadêmicas, atuando em grupos e laboratórios por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e dos programas de pós-graduação, cujos frutos são dissertações e teses com resultados que geram conhecimentos inéditos e ganho social.

Mesmo após deixar os bancos da Universidade, seguem com o sentimento de pertencimento e brio pela instituição que os formou e se destacam nacional e internacionalmente na ciência, na política, nos esportes, no setor produtivo, nas artes e em muitos outros campos.

Em nossos espaços, nossos alunos desenvolvem ideias a serem convertidas em futuros negócios inovadores, que a UFC apoia com a expertise necessária para que a experiência adquirida em empresas juniores, startups e spin-offs acadêmicas saia do ambiente universitário para revolucionar o mercado e trazer soluções pelas quais a sociedade anseia.

Imagem: Mesmo após deixar os bancos da Universidade, nossos estudantes seguem com o sentimento de pertencimento e brio pela Instituição (Foto: CCSMI/UFC)Não é preciso uma pesquisa muito detalhada para encontrar profissionais de grande valor para o Ceará, o Brasil e o mundo, nas mais variadas áreas do conhecimento, que têm na sigla UFC, presente em seus currículos e diplomas, mais que uma instituição de ensino. Trata-se de uma casa, da qual muitos se orgulham de fazer parte.

São tantas trajetórias transformadas, tantas memórias por serem escritas que a história da UFC é contada com ainda mais beleza por meio da história de seus estudantes. Sem eles, a Instituição nem sequer existiria, e é por meio da ação de cada um, dentro e fora daqui, que se faz viva a inscrição latina em nosso brasão: a virtude, unida, é mais forte. Parabéns a toda a comunidade discente da UFC!

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque – Reitor
Prof. Glauco Lobo Filho – Vice-Reitor