PRAE lança o e-book "Reaprendendo a vida… em tempos de pandemia"; live de lançamento é nesta quinta (20), às 15h

Imagem: O e-book oferece informações sobre a importância do autocuidado e compartilha dicas para a pessoa lidar com as "novas realidades" surgidas com a pandemia do novo coronavírus (Imagem: Divulgação/CCSMI)Como melhorar a falta de concentração para estudar na quarentena? Como lidar com insônia, ansiedade, depressão, tédio em razão do isolamento social? Como ter uma alimentação saudável e manter atividades físicas em tempo de confinamento? Como encarar perdas e luto?

A Universidade Federal do Ceará, que vem se destacando por suas ações positivas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, lança, através da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o e-book Reaprendendo a vida… em tempos de pandemia com orientações para esses e outros questionamentos.

Elaborado a partir de consulta feita aos estudantes pelo Instagram da PRAE em maio de 2020 sobre a questão "Como está sua quarentena?", a publicação virtual oferece informações sobre a importância do autocuidado e compartilha dicas valiosas para que seja possível lidar com as "novas realidades".

O e-book será enviado por e-mail aos beneficiários de programas da PRAE e também está disponível para a comunidade acadêmica e o público em geral no site da Pró-Reitoria, bem como em link visível na bio do perfil da PRAE no Instagram (@praeufc). O material será lançado nesta quinta-feira (20), em live às 15h no mesmo perfil @praeufc, com as participações do servidor Lindemberg Saldanha, psicólogo da PRAE, e da Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis.

A pró-reitora comenta que o e-book se destaca "como um trabalho coletivo de reflexão desse momento, um texto com que todos nós nos identificamos, porque vivemos juntos esse desafio inquietante que é a superação dessa pandemia. Os textos contaram com as falas dos estudantes nas redes sociais como motivação para a reflexão. O e-book demonstra a responsividade da atenção ao estudante nesse momento, porque trabalha com base na escuta e no acolhimento".

Para oferecer as orientações às questões apresentadas pelos estudantes, o e-book foi criado com um design atraente e um texto agradável e esclarecedor, produzido a partir de informações de instituições respeitáveis como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e de uma rica bibliografia, além de contar com a experiência dos profissionais que lidam os estudantes da UFC na PRAE.

Assim, são explicados o contexto e a necessidade do isolamento social, a importância de estabelecer uma rotina, as diversas formas de autocuidado para preservação do bem-estar, desde dicas alimentares e orientações para lidar com emoções por vezes conflitantes até como enfrentar situações de perdas e luto. A publicação ajuda o estudante a refletir também como será o período pós-pandemia.

A assistente social Soraya Pessoa, integrante da equipe que elaborou o e-book, ressalta três aspectos importantes da iniciativa. Primeiro, "oferece ao alunado uma produção dedicada e focada na dimensão mais subjetiva da assistência estudantil". O outro ponto é que o conteúdo serve a todos "os que idealizaram, escreveram, revisaram etc." e que vivenciam o contexto da pandemia. E, por fim, Soraya considera que a iniciativa "oportuniza um trabalho a muitas mãos por nossa equipe interdisciplinar, na dimensão da palavra escrita, algo que queríamos fazer há muito tempo".

FICHA TÉCNICA ‒ A elaboração do e-book envolveu a pró-reitora da PRAE, Geovana Cartaxo, a coordenadora de Assistência Estudantil, Marcela Rocha Studart Gurgel, e a equipe de organizadores formada por Carla Duarte, pedagoga; Cláudia Mont’Alverne, Eduardo Távora, Lindemberg Saldanha e Pedro Câmara, psicólogos; Natália Vasconcelos, nutricionista; e Soraya Pessoa, assistente social. Todos da DAE-PRAE. Coube à Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC o projeto gráfico e diagramação, feitos pelo designer David Motta Sá Grêgo; e a revisão textual, efetuada pelas jornalistas e revisoras Rogeria Batista Vasconcelos e Silvia Marta Costa.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.