Grupo de pesquisa da UFC lança e-book com dicas e tutoriais sobre aulas remotas

Imagem: ilustração de pessoa usando computadorPara ajudar professores e alunos na realização de aulas durante o isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus, o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) da Universidade Federal do Ceará preparou o e-book Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos.

A ideia do documento é oferecer à comunidade acadêmica dicas e tutoriais sobre diferentes estratégias didáticas que podem ser utilizadas para o planejamento das aulas remotas. O e-book traz, de forma detalhada, o passo a passo para cada tipo de estratégia que pode ser utilizada pelos docentes na realização das tarefas, desde aulas expositivas à produção de podcasts e vídeos.

Além de tutoriais sobre aulas expositivas (síncronas e assíncronas) em plataformas como Google Meet, Zoom e OBS, o livro também aborda a possibilidade de realização de aulas interativas com o uso de ferramentas como o Quizlet, que permite o estudo por meio de cartões, e o Kahoot, com aprendizado baseado em jogos.

Há ainda tutoriais que abordam a utilização do Google Forms, para realização de questionários e avaliações, do YouTube, para promoção de lives, do Powtoon, que permite a produção de vídeos didáticos animados, do Instagram, para a realização de eventos, entre outros.

A produção do e-book surgiu como demanda de material didático para uma série de oficinas do GETS sobre planejamento, produção e acompanhamento de disciplinas remotas. Desde então, o grupo vem trabalhando com materiais com esse fim, como podcasts, infográficos, vídeos e, agora, o e-book.

"Nossa expectativa é a de ter produzido um material de fácil entendimento e aplicação, contribuindo significativamente para que professores e alunos da UFC e de outras instituições educacionais lidem com essa transição do modelo presencial para o remoto com mais facilidade e simplicidade", aponta a Profª Andréa Soares, coordenadora do grupo.

A organização do material é feita pelas professoras Andréa Soares e Paula Pinheiro da Nóbrega e pelo estudante Luan Mendes.

SAIBA MAIS – O GETS, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC, já vinha promovendo tutoriais desse tipo, inclusive por meio do canal do grupo no YouTube, onde ensina como realizar gravação de aulas, usar ferramentas para reuniões, configurar salas virtuais e utilizar portais de periódicos.

Fonte: Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.