Alunos do Campus de Russas poderão acessar de casa computadores da Universidade

Imagem: Ilustração de uma pessoa em trabalho remotoO Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará está implementando uma novidade para dar ainda mais suporte tecnológico aos estudantes durante o período de atividades remotas, em decorrência da pandemia de covid-19. A partir de segunda-feira (17), quatro computadores dos laboratórios de informática serão disponibilizados para acesso remoto dos alunos do campus. Assim, eles poderão acessar, de casa, os softwares disponíveis nas máquinas da UFC.

O coordenador dos laboratórios de informática do Campus de Russas, Prof. Markos Freitas, explica que essa foi uma demanda dos próprios estudantes. "Alguns programas de que eles precisam são muito pesados para 'rodar' nas máquinas deles. Há softwares que exigem mais de 4 GB de memória RAM e um processador mais potente. Às vezes, o aluno tem um notebook antigo, com pouca memória, o que dificulta o acesso", detalhou o docente.

Segundo o Prof. Markos, a oferta do acesso remoto é um processo simples, feito pela plataforma DWService, e pode ser implementado por outras unidades acadêmicas da UFC, desde que haja técnicos disponíveis para mediar e autorizar a utilização pelos alunos.

Os profissionais dos laboratórios de informática do Campus de Russas elaboraram um Guia do Usuário para orientar os estudantes. Outro manual está sendo produzido, desta vez voltado para os servidores da Universidade que estarão à frente do serviço.

COMO FUNCIONA – O procedimento de acesso remoto envolve quatro etapas: cadastro do aluno na plataforma DWService; envio de um e-mail para o laboratório (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) requisitando a utilização do serviço; aceitação do convite feito pelo laboratório na plataforma DWService; e acesso remoto ao computador no dia e horário marcados.

A solicitação do acesso deve ser feita com pelo menos dois dias úteis de antecedência, e o uso dos computadores será permitido em horários determinados, em dias úteis. Os acessos serão liberados a partir de segunda-feira (17), mas os pedidos já podem ser registrados.

Todos os detalhes de como requisitar o serviço, o passo a passo e as informações necessárias para cadastro devem ser vistos no site do Campus de Russas ou no Guia do Usuário.

Fonte: Prof. Markos Freitas, coordenador dos laboratórios de informática do Campus de Russas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.