Procurar no portal

Administração superior visita Itapajé e planeja início das atividades do campus para o primeiro semestre de 2021

Imagem: Campus Jardins de Anita será a sede da UFC no município de Itapajé (Foto: Viktor Braga/UFC)O Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé, a 137 quilômetros de Fortaleza, vem ganhando contornos precisos e está praticamente pronto para receber os primeiros estudantes. Na sexta-feira (14), a administração superior da UFC visitou o município e reuniu-se com autoridades municipais e representação parlamentar, com o objetivo de fazer reconhecimento das instalações do campus, já em fase de acabamento, e alinhar o trabalho de planejamento da oferta da unidade acadêmica às expectativas regionais.

Logo cedo, a comitiva da UFC foi recebida em café da manhã na Secretaria de Educação de Itapajé, com a presença da primeira-dama, Helena Cruz, do secretário de Educação, Adailson Albuquerque, e de Danilo Forte, deputado federal suplente em exercício. Representaram a UFC o reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo; os pró-reitores Almir Bittencourt (Planejamento e Administração), Ana Paula de Medeiros (Graduação), Augusto Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional), Elizabeth Daher (Extensão), Geovana Cartaxo (Assuntos Estudantis) e Marcus Vinícius Veras (Gestão de Pessoas); a chefe do Cerimonial da UFC, Cláudia Lordão; e o assessor do Gabinete do Reitor Ademar Gondim. Também se fez presente a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), por meio do superintendente Everton Bezerra, do superintendente-adjunto Eduardo Palheta e de outros profissionais da equipe técnica da unidade.

Imagem: Croqui do campusEm fala na abertura do encontro, o reitor externou preocupação da UFC em cooperar com a educação local, apontando ser imprescindível a integração das futuras instalações da Instituição ao município: "Que cursos devem funcionar? Em que regime? De posse dessas informações, queremos suprir as lacunas por demanda profissional da região e construir coletivamente a missão do campus". Em seguida, o deputado federal Danilo Forte, natural da cidade, afirmou que a Universidade é um marco da maior importância, que garantirá a milhares de cearenses lá residentes a concretização do sonho do ensino superior e a possibilidade de contribuir valorosamente para ampliar as realizações locais. "São 17 municípios no entorno, abrangendo desde o Vale do Curu até o litoral. Os efeitos positivos serão inúmeros, e a gratidão da cidade, eterna. A juventude de Itapajé está disposta e, com certeza, abraçará as oportunidades ofertadas pela UFC em sua instalação definitiva no município", antecipou.

O secretário de Educação de Itapajé, Adailson Albuquerque, apontou já se tratar de uma terra que faz uma educação diferenciada. "Temos o ensino básico como uma prioridade, escolas profissionais de referência e jovens que anseiam por uma chance de entrar na UFC. Desejamos estreitar essa relação, planejar ações conjuntas e fazer com que o novo campus seja um sucesso aqui em nossa cidade", explicou.

Imagem: Comitiva visita instalações do campusJARDINS DE ANITA – Em seguida à recepção na Secretaria de Educação, todos dirigiram-se ao Campus Jardins de Anita para verificação in loco das instalações que abrigarão as atividades acadêmicas e administrativas. Prontos para uso, os blocos didáticos são compostos por salas para aulas e laboratórios, salas administrativas e área de convivência. O espaço é amplo e fica a poucos minutos do centro da cidade, com vista para as serras locais e a famosa Pedra do Frade, cartão postal de Itapajé. A área construída original, com teatro para 420 pessoas incluso e projetada pelo doador do terreno, o empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011), ainda passará por intervenções.

Helena Cruz, primeira-dama de Itapajé, esteve no campus representando o prefeito da cidade. Afirmou que receber a equipe da administração superior faz a cidade passar da expectativa à garantia de que o campus em breve irá funcionar. "É uma grande alegria para nossos jovens não precisar mais sair do município para buscar a formação superior. Quem ama a educação está com o coração cheio de alegria. O crescimento de nosso município será certo", disse, sintetizando que haverá um Itapajé antes e outro depois da chegada da UFC.

A Pró-Reitoria de Graduação fez uma análise inicial de viabilidade dos cursos a serem implantados na unidade, partindo de um diagnóstico da região e das características econômicas, educacionais e sociais do município. O material foi entregue à administração municipal pela pró-reitora, Profª Ana Paula de Medeiros. "Essa é uma estratégia interessante porque nos permite, junto com as autoridades locais, definir as formações que vão, prioritariamente, ser abertas. A previsão de cursos, com a prevalência inicial das licenciaturas, não deverá se confirmar, pois já há oferta suficiente por outras instituições públicas e privadas, nos regimes presencial e a distância", disse a gestora.

Imagem: Comitiva no campusNo tocante ao corpo funcional, o Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, pró-reitor de Gestão de Pessoas, ressaltou que a composição do quadro dependerá do perfil dos cursos a serem implantados, que em breve terão seu anúncio: "Já temos 12 vagas docentes garantidas, o que supre a demanda para começar. Também acreditamos que será necessária a contratação de 10 servidores técnico-administrativos. Tudo, porém, está condicionado a quais cursos serão escolhidos e à autorização de vagas novas".

A tônica de toda a programação foi um consenso de que o campus da UFC será mais um equipamento de promoção do desenvolvimento regional. "Como podemos ver, está tudo praticamente pronto, muito bem construído e bem-feito. Penso que, em um primeiro momento, não será necessário mais do que o que já está apresentado aqui. O ponto é: não é razoável que um equipamento dessa ordem fique parado", afirmou o reitor, assegurando que o compromisso da gestão é o de que, ainda no primeiro semestre de 2021, sejam iniciadas as atividades. A Universidade aguarda, para tanto, orientação do Ministério da Educação sobre o calendário de novos ingressantes.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300