Projeto de extensão elabora manual de saúde bucal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Capa do manual com orientações de higiene bucal O projeto de extensão Promovendo Sorrisos, iniciativa do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, está disponibilizando em seu perfil no Instagram (@promovendosorrisosufc), para download gratuito, um manual com orientações de saúde bucal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em uma linguagem clara e objetiva, o manual é voltado a pais, responsáveis e pacientes, e aborda temas como higiene bucal e a prevenção da covid-19; como ensinar uma pessoa no espectro autista a escovar os dentes, e utilização do fio dental.

A publicação traz ainda orientações sobre a escolha da escova, da pasta de dentes e do fio dental ideais para esse grupo, bem como dicas de como o cuidador pode estabelecer a interação com a pessoa no espectro autista durante a escovação. O material foi desenvolvido pelos estudantes de Odontologia Lucas Silva, Camila Pereira, Sislana Costa e Vithória Rocha, sob orientação do Prof. Emmanuel Arraes, daquele curso.

Além do manual, o perfil do Promovendo Sorrisos no Instagram traz uma série de postagens relacionadas ao TEA, por exemplo, como identificar os primeiros sinais do autismo; sugestões de como conversar com crianças sobre o coronavírus; dicas culturais de filmes, séries e músicas que são ambientadas ou produzidas no meio autista, e um guia de brincadeiras terapêuticas para crianças.

SAIBA MAIS – Criado em 2012, o Promovendo Sorrisos tem como objetivo a melhoria das condições de saúde bucal e de desenvolvimento humano em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atua no atendimento clínico e promoção de saúde bucal junto ao público com TEA também através de eventos e atividades multidisciplinares abertas. Para saber mais, acesse o perfil do grupo no Instagram

Fonte: Prof. Emmanuel Arraes, coordenador do projeto Promovendo Sorrisos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.