Alunos das Casas de Cultura Estrangeira poderão receber chip com acesso à Internet; veja edital

Casa de Cultura Alemã A Universidade Federal do Ceará torna público o edital de inclusão digital para as Casas de Cultura Estrangeira (CCE), em mais uma ação, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), de enfrentamento da pandemia de coronavírus. Com isso, está prevista a distribuição de novos 70 chips com acesso à Internet para os alunos dos cursos de extensão das CCE.

As inscrições, que se iniciaram hoje (19), vão até o domingo (dia 23 de agosto). O objetivo da medida é auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dando-lhes acesso contínuo aos conteúdos de seus respectivos cursos e possibilitando a conclusão do semestre letivo de 2020.1 e o provável início do semestre de 2020.2.

Os chips oferecidos têm plano mensal de dados móveis de 20 GB, permitindo o acesso a aulas remotas por um período de cinco meses, ou seja, com validade até dezembro de 2020. A UFC já tem trabalhado na distribuição de chips como esses para alunos dos cursos de graduação, levando a ação agora para os cursos de extensão das CCE.

Para se inscreverem, os interessados devem preencher formulário eletrônico, disponível também no site das Casas de Cultura. É condição para a inscrição estar matriculado em curso presencial das CCE, não possuir acesso a Internet fixa nem plano mensal de dados móveis com capacidade superior a 15 GB.

Além disso, são obrigatórias as seguintes condições: 1) não ser aluno dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFC; 2) declarar-se vulnerável mediante comprovação de inscrição em um dos seguintes benefícios: bolsa família, cadastro único (CadÚnico), benefício de prestação continuada (BPC), auxílio emergencial do Governo Federal ou seguro desemprego; e 3) não possuir vínculo empregatício.

O resultado da seleção será divulgado no site das Casas de Cultura, às 18h, no dia 25 de agosto, com possibilidade de recurso. O calendário completo e a descrição da documentação necessária à inscrição estão disponíveis no Edital nº 12/2020 da PRAE, que deve ser lido com atenção por todos os interessados.

Após a divulgação do resultado final, será definido o local de distribuição dos chips, que serão entregues exclusivamente ao estudante deferido no processo, mediante apresentação de documento de identidade com foto. Aqueles que estiverem fora da região metropolitana de Fortaleza poderão receber os chips por correio no endereço informado no formulário de inscrição.

INCLUSÃO DIGITAL – O novo edital da PRAE se soma a outras iniciativas da UFC no seu plano de inclusão digital. Até aqui, a Universidade já distribuiu milhares de chips a alunos sem acesso às atividades remotas, disponibilizou auxílio para compra de computador ou tablet para alunos vulneráveis e fez a aquisição de novos computadores para as unidades acadêmicas.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.