UFC está entre as 10 universidades com melhores cursos de Direito do Brasil, aponta índice

Fachada da Faculdade de Direito da UFCA Universidade Federal do Ceará foi classificada entre as instituições de ensino superior (IES) com os melhores cursos de Direito do País, segundo o Índice Aguillar Education. No ranking, a UFC ocupa a sexta posição entre IES públicas e privadas, colocação que rendeu à Universidade o Selo IAE cinco estrelas.

O Selo IAE é composto pela média simples de desempenho de cada escola nos dez últimos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado três vezes ao ano, e nas duas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicado a cada três anos, com pesos iguais para cada critério. O objetivo é dar visibilidade ao grande público a respeito da qualidade da educação jurídica no Brasil.

As escolas com desempenho classificado entre os 5% superiores entre todos os cursos de Direito do País recebem um selo com cinco estrelas. As com desempenho entre as 8% superiores, imediatamente abaixo das de cinco estrelas, recebem um selo de quatro estrelas. O mesmo critério é aplicável para a outorga do selo com três estrelas, para as escolas entre as 10% superiores, imediatamente abaixo das de quatro estrelas.

O Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC, considera a conquista o reflexo de “um excelente planejamento de médio e longo prazo” e acrescenta: “Distinções honrosas como esta indicam, ao lado de várias outras já recebidas, que estamos no caminho certo”. Para ele, é importante enfatizar que “o reconhecimento da FADIR é fruto de um esforço coletivo de docentes, discentes e das gestões anteriores”.

Ex-diretor da FADIR, onde leciona desde 1991, o reitor Cândido Albuquerque destaca que a classificação “confirma a excelência do nosso Curso de Direito, o qual, há muitos anos, vem sendo apontado, por todos os rankings, incluindo OAB e MEC, como um dos melhores cursos de Direito do Brasil”, e reitera a conquista como “fruto do trabalho e da dedicação” de toda a comunidade da faculdade. “É a demonstração de que a escola pública pode e deve ser de qualidade. Temos muito orgulho da nossa Faculdade de Direito”, comemora.

Fonte: Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.