Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

UFC lança Painéis Estratégicos, Almoxarifado Virtual e Plataforma de Projetos Acadêmicos

Imagem: Atual gestão da UFC na sala do Conselho UniversitárioO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, lançou, nesta terça-feira (25), três medidas administrativas que transformarão a relação de transparência entre a Instituição e a sociedade e contribuirão para maior eficácia e economia na aplicação de recursos públicos. Os Painéis Estratégicos da UFC, o Almoxarifado Virtual e a Plataforma de Projetos Acadêmicos foram apresentados em cerimônia na Reitoria, compondo uma série de eventos que marcam o primeiro ano da atual gestão da Universidade.

Os Painéis Estratégicos da UFC trazem um compilado de informações estratégicas referentes à Instituição, atualizadas em tempo real, que auxiliarão os gestores na tomada de decisão, além de serem um poderoso canal de prestação de contas com a sociedade. É um portal de transparência da UFC, que já está disponível on-line, com dados amplos da Universidade em cinco paineis.

No momento, já é possível acessar indicadores de orçamento e de planejamento, assim como conferir dados sobre a graduação na Universidade, suas ações de internacionalização e também informações relacionadas à gestão de pessoas. Em breve, serão adicionados os dados das atividades de extensão da UFC.

Para o reitor, os Painéis Estratégicos representam "uma mudança de atitude diante de uma nova realidade que demanda transparência das instituições públicas". Moderno, o portal tem, por exemplo, dados financeiros atualizados automaticamente duas vezes ao dia, permitindo ao cidadão acompanhar a aplicação do dinheiro da Universidade. Segundo Cândido Albuquerque, nenhum órgão público possui um portal de transparência tão completo como o que a UFC acaba de lançar.

"A UFC está mostrando que é possível essa transparência e que é uma obrigação fazê-la. Essa ação tem uma função pedagógica importantíssima, no sentido de estimular, de recomendar pela atitude, que outros órgãos públicos façam isso. É uma atitude de respeito ao cidadão, aos contribuintes. A Universidade não ensina apenas na sala de aula, ela ensina também quando tem uma atitude como essa", defende o reitor.

Imagem: Tela do painel com dados da Graduação da UFCNo painel de informações sobre a graduação, por exemplo, é possível conferir a quantidade de alunos, de cursos, as avaliações externas, a oferta de disciplinas, entre diversos outros dados. "Um dado essencial que o painel traz é o da evasão na Universidade, pois, conhecendo a evasão real, nós vamos poder tomar medidas para reduzi-la", destaca o titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Prof. Rafael Bráz. "A sociedade poderá, com facilidade, encontrar informações sobre a avaliação dos cursos, o que é importante na hora de escolher uma graduação a cursar", acrescenta.

O pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt, explica que os painéis são resultado de um trabalho de um ano e meio, que contou com a colaboração de todas as pró-reitorias e que irão municiar os gestores de informações necessárias na hora da tomada de decisões.

Assista a seguir à matéria da UFCTV sobre o lançamento das plataformas.

ALMOXARIFADO VIRTUAL – Almir Bittencourt destaca ainda a importância do Almoxarifado Virtual, também lançado na manhã desta terça-feira (25). Trata-se de um projeto do Ministério da Economia que exige a adesão dos órgãos interessados em integrá-lo. A UFC acaba de ter sua inclusão aprovada. A ideia é que o novo sistema acabe com o almoxarifado físico, que gera custos à Universidade.

Em vez de a Universidade comprar insumos em grande quantidade e estocá-los para serem usados quando há demanda, como ocorre até então, ela participará de uma licitação virtual por meio do Almoxarifado Virtual. Através do certame, as empresas que forem cadastradas para fornecer à UFC passarão a se comprometer a entregar aqueles produtos demandados no tempo determinado e nos locais indicados.

"O importante é não formar estoque, porque estoque é custo. A obsolescência tecnológica de um produto de informática, por exemplo, é rapidíssima e, comprando somente o que estamos necessitando, podemos garantir produtos sempre atualizados. Agora, vamos demandar somente a quantidade da qual precisamos", explica o pró-reitor. Inicialmente, o sistema será usado para a aquisição de material de consumo, como papel, tinta, pincel, produtos de limpeza, entre outros itens utilizados com frequência na Universidade. Com o tempo, essa cesta será atualizada.

Imagem: Conforme explicou o pró-reitor de Planejamento e Administração, por meio do Almoxarifado Virtual as empresas que forem cadastradas para fornecer à UFC passarão a se comprometer a entregar aqueles produtos demandados no tempo determinado e nos locais indicados (Foto: Viktor Braga/UFC)PLATAFORMA DE PROJETOS ACADÊMICOS – Outra ação lançada na manhã de hoje (25) foi a Plataforma de Projetos Acadêmicos, ferramenta que consistirá na informatização de processos que envolvem a UFC e as fundações de apoio à Universidade, como a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas no Ceará (ASTEF), a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP) e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

Atualmente registrados de forma física, em papel, os processos, com o novo sistema, permitirão à Universidade e às fundações o acesso on-line a todos os trâmites celebrados entre as instituições, a exemplo do que ocorreu internamente na UFC com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

De acordo com Almir Bittencourt, "a ideia é fazer com que a gente possa ter agilidade e condições de controlar e acompanhar a execução dos projetos acadêmicos, seus relatórios financeiros, as contrapartidas da Universidade que as fundações têm que aportar. Tudo que era feito com papel ficará disponível on-line, facilitando a gestão e o controle interno". O cadastramento dos processos será iniciado em setembro.

Ouça notícia produzida pela rádio Universitária FM sobre o lançamento das plataformas nesta terça-feira (25)

PRESENÇAS – A cerimônia, presidida pelo reitor Cândido Albuquerque, contou com a presença do vice-reitor, Glauco Lobo; dos pró-reitores Augusto Albuquerque, de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional; Geovana Cartaxo, de Assuntos Estudantis; Marcus Machado, de Gestão de Pessoas; Elizabeth Daher, de Extensão; e as pró-reitoras-adjuntas Adênia Augusto Guimarães, de Planejamento e Administração; Telma Araújo, de Gestão de Pessoas; e Simone Borges, de Graduação. Os pró-reitores-adjuntos de Extensão, Rogério Mâsih; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto, também prestigiaram o evento.

Participaram ainda os diretores Maurício Benevides, da Faculdade de Direito; e Paulo Matos, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); a coordenadora de Comunicação Social e Marketing Institucional, Cláudia Buhamra; o assessor do reitor, Ademar Gondim; e a titular da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Roberta Queirós Viana Maia.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300