Projeto do HUWC lança canal de vídeos com orientações e dicas para quem deseja parar de fumar

Imagem: Cigarro quebrado ao meio (Foto: Pikist)O projeto de extensão Inspira Ação, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) ‒ unidade que integra o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH ‒, está lançando um canal no Youtube com orientações e dicas voltadas a pessoas que desejam parar de fumar. A iniciativa é alusiva ao aniversário de cinco anos de fundação do projeto, bem como ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a ser comemorado no próximo sábado (29).

A ideia de lançar o canal, intitulado Inspira Ação na Rede, surgiu da percepção de que parte das pessoas atendidas pelo Inspira Ação, sobretudo idosos, tinha dificuldades para ler e compreender os manuais impressos oferecidos durante o tratamento. Ao disponibilizar o conteúdo também por meio de vídeo, o objetivo é facilitar o acesso e ampliar a adesão às indicações repassadas.

"A iniciativa ganhou impulso durante a pandemia, porque as pessoas estão mais em casa, e muitas evitam ir a serviços de saúde. Neste momento, a Internet é uma aliada na difusão de informações sobre saúde, potencializando as ações do projeto", explica o coordenador do Inspira Ação, Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica.

Imagem: Idosa sentada, recebendo atendimento de um homem e uma mulher que integram o projeto Inspira Ação (Foto: Divulgação/EBSERH)Inicialmente, os vídeos baseiam-se nos manuais do programa de tratamento do tabagismo e na relação entre tabagismo e coronavírus. Estão previstos novos vídeos sobre diversos temas, tais como saúde mental e dependência tabágica, prevenção de recaída (para quem já parou de fumar), abordagem em atenção primária, entrevistas, entre outros.

Com a retomada das atividades ambulatoriais do projeto no Serviço de Psiquiatria do HUWC, o canal será apresentado a todos os participantes, somando-se, assim, às atividades presenciais e aos materiais impressos como estratégias para o combate ao fumo.

Os pacientes chegam ao programa encaminhados por outros ambulatórios do Complexo Hospitalar, que, além do HUWC, conta também com a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Mais informações pelo telefone (85) 3366 8149.

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues, coordenador do Inspira Ação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.