Procurar no portal

UFC destina R$ 27 milhões para o maior pacote de investimentos dos últimos quatro anos

Imagem: A retomada da construção do prédio do curso de Letras-Libras, no Campus do Benfica, está garantida (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará fez a alocação de R$ 27 milhões em recursos federais para conclusão, retomada e início de obras, aquisição de equipamentos e compra de insumos para as unidades acadêmicas. A medida, que representa o maior pacote de investimentos dos últimos quatro anos, foi anunciada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (26), na sala do Conselho Universitário, dentro dos eventos que marcam o primeiro ano da atual gestão da Universidade.

Ao todo, os recursos serão destinados a 32 ações, inclusive beneficiando obras paralisadas desde 2013. O montante foi obtido a partir de orçamento próprio da UFC; de articulações da atual Reitoria com o Ministério da Educação (MEC) e outros ministérios, como o da Justiça; de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de emendas parlamentares. Veja a lista completa de obras e ações planejadas.

Entre as obras, estão, por exemplo, aquelas do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), incluindo a pista de atletismo e a reforma dos vestiários da unidade. Ainda no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, estão previstas as reformas da Biblioteca Central e da Biblioteca do Departamento de Matemática.

Laboratórios daquele campus também serão contemplados com reformas, como o Laboratório de Cereais e o Laboratório de Beneficiamento de Grãos (ambos do Centro de Ciências Agrárias), o Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes (Centro de Tecnologia) e o Laboratório de Microbiologia (Centro de Ciências). Outras obras retomadas serão as dos Laboratórios de Ensaios Mecânicos e de Energias Renováveis (Centro de Tecnologia).

Imagem: Reforma da sala de freezers do Bloco de Biomedicina da Faculdade de Medicina já foi concluída (Foto: Ribamar Neto/UFC)As ações no Pici incluem ainda a reforma do galpão do Almoxarifado Central, a construção do bloco do Departamento de Engenharia de Produção, a ampliação do Departamento de Física, a reforma do Departamento de Geologia, a reforma do prédio do Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF), a reforma da Central Analítica do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e a construção da nova Central Analítica da UFC.

Ações de acessibilidade também entram no pacote, incluindo o bloco do Instituto UFC Virtual, o Departamento de Zootecnia e todo o Campus do Benfica. Ainda estão previstas para esse campus a conclusão do prédio do Curso de Letras-Libras e as reformas da Biblioteca do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design e do prédio do Curso de Jornalismo.

Confira a seguir matéria da UFCTV sobre o anúncio do plano de investimentos.

PAPEL DA REITORIA – Após a apresentação dos investimentos, o reitor Cândido Albuquerque fez uma reflexão sobre o papel da administração superior. "A Reitoria não é para ser protagonista, mas um órgão de apoio às unidades acadêmicas. É lá que a nossa inteligência produtiva atua. Nosso papel é dar as condições para que as unidades possam fazer ciência, ensino e extensão de qualidade", disse.

"O ano de 2020 foi difícil do ponto de vista das restrições orçamentárias", admitiu o Prof. Cândido Albuquerque. "Mas, diante de uma crise, você tem duas atitudes: chorar e lamentar ou liderar um processo de superação. E eu tenho muita dificuldade de ficar parado, sem buscar alternativas."

Imagem: Reforma do Cine Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, já foi concluída (Foto: Ribamar Neto/UFC)As alternativas encontradas resultaram no pacote anunciado nesta quarta-feira (26). Ele lembra que a maioria dessas obras estava paralisada desde 2014. "E laboratórios, por exemplo, não podem ficar sem conclusão. Em um mundo em que a universidade tem de pesquisar para empreender e inovar, os laboratórios são os espaços mais especiais."

O Prof. Cândido Albuquerque destacou ainda investimentos em unidades como o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e o Curso de Medicina do Campus de Sobral, ambas com estruturas físicas deterioradas, e na compra de instrumentos musicais para o Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O reitor citou também o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira (27), e as ações de inclusão digital, realizadas em plena pandemia. "Tivemos um crescimento inimaginável nessa área", disse, citando a implantação do novo wi-fi institucional em vários espaços dos campi, a entrega de chips de Internet móvel a estudantes e o auxílio digital para a compra de computadores por alunos.

Para ele, 2020 tem sido um ano exitoso. "Quero agradecer o apoio que temos recebido de toda a comunidade, notadamente dos diretores que estão compreendendo a necessidade de ação conjunta e dessa harmonia administrativa que precisamos criar."

Ouça também notícia produzida pela rádio Universitária FM sobre o plano de investimentos da UFC

Imagem: Reforma da Biblioteca Central do Campus do Pici foi reiniciada em junho último (Foto: Ribamar Neto/UFC)RIGOR – Durante a solenidade, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, parabenizou a equipe da pró-reitoria que lidera pelo trabalho realizado até então na administração orçamentária da Universidade. Segundo o titular da PROPLAD, a alocação do novo montante é resultado de um acompanhamento orçamentário "extremamente rigoroso", seguindo as orientações da Reitoria.

"Nós negociamos todos os nossos contratos de forma rigorosa e procuramos alocar [os recursos] naquelas despesas que são consideradas prioritárias. Ouvimos os diretores, vemos a situação em que nossos laboratórios se encontram, e a orientação é que a ênfase seja em obras que vão dar um salto de qualidade na pesquisa, no ensino, aquelas obras essenciais para o funcionamento da Instituição", pontuou o Prof. Almir Bittencourt.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300