Inaugurado Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, ponte entre academia e setor produtivo

Imagem: "Esse é o espaço destinado à inteligência cearense. Todos ganham com essa articulação. Sejam bem-vindos", disse o reitor Cândido Albuquerque na solenidade (Foto: Viktor Braga/UFC)Um condomínio de cinco andares, em que os "condôminos" estarão diariamente propondo e executando soluções inovadoras para desafios contemporâneos da sociedade. Assim é o Condomínio do Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará, inaugurado na manhã desta quinta-feira (27) pelo reitor Cândido Albuquerque, um equipamento criado para ser referência na articulação entre a academia e o setor produtivo em prol do desenvolvimento do Estado.

"Esse é o espaço destinado à inteligência cearense. O ponto de conexão entre a inteligência acadêmica e a inteligência que vem da indústria, do comércio, de todos os setores. Esse será um espaço de referência. Sejam bem-vindos", afirmou o reitor, na solenidade que encerra a programação alusiva ao primeiro aniversário de sua gestão.

Segundo o Prof. Cândido, em breve, um escritório avançado do Condomínio será instalado em cada campus da UFC no Interior. "Todos ganham com essa articulação. Ganha o professor que pesquisa, ganha o estudante, ganha o setor produtivo e ganha a sociedade, com o desenvolvimento de novas tecnologias e novos conhecimentos", defendeu.

A inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, foi prestigiada pelo vice-reitor Prof. Glauco Lobo, por vários gestores da UFC, pesquisadores, membros de startups e representantes das principais entidades do setor produtivo cearense.

Leia e-book com balanço do primeiro ano de gestão.

Imagem: O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, classificou o novo equipamento como um presente da UFC à sociedade (Foto: Viktor Braga/UFC)O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, classificou o novo equipamento como um presente da UFC à sociedade. "No Vale do Silício [região que concentra empresas de alta tecnologia na Califórnia, Estados Unidos], a academia e a indústria tomam café, almoçam e jantam discutindo juntos soluções, projetos, pesquisas inovadoras. É isso que nós vamos incentivar", destacou.

Reforçando a importância desse diálogo, o presidente do Sistema FECOMÉRCIO, Maurício Filizola, lembrou que "no dia a dia de quem empreende, há desafios relacionados à gestão, à logística, à inovação", temas que são alvo da ampla produção de conhecimento na Universidade. Filizola destacou, ainda, o potencial de parcerias nas áreas de cultura, saúde, lazer e educação, através de uma articulação da UFC com o SESC e o SENAC, entidades que compõem o Sistema FECOMÉRCIO.

O Banco do Nordeste (BNB) esteve entre as entidades presentes na inauguração, representada pela gerente do hub de inovação do Banco, Lina Salles Moreira. "O apoio do Banco do Nordeste a esse tipo de iniciativa já é natural. Programas e projetos específicos poderão ser iniciados a partir desse marco de criação do Condomínio", disse ela.

O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, também esteve presente no evento. "Nós do CIC avaliamos que a iniciativa é um hub de recursos humanos intelectuais e de empreendedores muito importante para a política industrial  do estado", disse.

Assista a seguir à matéria da UFCTV sobre a inauguração do Condomínio.

O QUE JÁ EXISTE – Antes mesmo da inauguração do Condomínio, a Universidade deu início às articulações para a construção de projetos em parceria. Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, está em elaboração um termo de cooperação com o SENAI para compartilhamento mútuo de laboratórios e equipamentos de pesquisa, por exemplo. Com o SEBRAE-CE, a proposta que está sendo construída é para o desenvolvimento de startups de estudantes da UFC.

Imagem: Antes mesmo da inauguração do Condomínio, a UFC deu início às articulações para a construção de projetos em parceria, conforme disse no evento o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional e presidente do Comitê Gestor do equipamento, Prof. Augusto Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)Com o Sistema FECOMÉRCIO, está sendo elaborado um edital para a seleção de projetos com soluções inovadoras para o varejo. Parceria semelhante está sendo feita em parceria com a Caixa Econômica Federal. Esses casos compõem o que se chama de Programas de Inovação Aberta, em que toda a comunidade universitária, desde a graduação, poderá participar.

"Alguns desses termos e projetos já estão bem avançados na parte técnica, faltando apenas a regulamentação do arcabouço legal. Muitas conexões estão sendo estabelecidas neste prédio. Sem dúvidas, iremos impactar o ecossistema inovador no Ceará", afirmou o Prof. Augusto.

Conheça no vídeo abaixo os espaços do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC.

COMO FUNCIONA – O Condomínio de Empreendedorismo e Inovação funciona em um prédio de 5 andares, com 2 mil metros quadrados construídos. Sua administração será de governança colegiada. O Comitê Gestor será formado pelos pró-reitores da PROINTER, da Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Extensão (PREX), sendo presidido pelo titular da PROINTER.

Sua estrutura abriga auditório, incubadora de startups, salas para atender as empresas juniores da Universidade coordenadas pela PREX que não possuam sede própria, e coworking para receber estudantes, pesquisadores, executivos, empresários e gestores públicos.

Imagem: O Condomínio de Empreendedorismo e Inovação possui cinco andares e soma cerca de 2 mil metros quadrados de área construída (Foto: Ribamar Neto/UFC)Também contarão com espaços no condomínio representantes da FIEC, do SEBRAE, da FECOMÉRCIO e do Ninna Hub de Inovação. O futuro Centro de Referência em Inteligência Artificial será sediado no último pavimento do prédio.

O Condomínio ainda abrigará um Escritório de Projetos, composto por um corpo técnico-administrativo para apoiar a elaboração de planos de trabalho e facilitar a formatação jurídica de parcerias e propostas a serem realizadas.

É esse Escritório que fará a ponte entre empresas e pesquisadores, recebendo as demandas do setor produtivo e também as propostas e boas ideias surgidas entre a comunidade universitária.

Ouça a matéria da rádio Universitária FM sobre a inauguração oficial do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC

SOLENIDADE PRESTIGIADA – A inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação foi prestigiada por representantes de várias entidades parceiras da UFC, demonstrando-se o potencial de articulação da Universidade com a sociedade.

Além dos já citados, estavam presentes: o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o diretor-técnico do SEBRAE-CE, Alci Porto; a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Dana Nunes; o superintendente da Faculdade CDL, Lourenço Damata; o diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda; a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez; o Prof. Jorge Soares, representando a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); o secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) do Estado do Ceará, Júlio Cavalcante; o Prof. Ronaldo Parente, representando a Florida International University; e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Ceará (SINCONPE-CE), Dinalvo Diniz.

Acompanhe a cobertura:

Reitor completa um ano de gestão com lançamento do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e pacote de investimentos

Reitor inaugura complexo fotovoltaico e abre semana comemorativa do primeiro ano de gestão

UFC lança painéis estratégicos, almoxarifado virtual e plataforma de projetos acadêmicos

UFC destina R$ 27 milhões para o maior pacote de investimento dos últimos quatro anos

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.