Liga de Enfermagem em Saúde Coletiva produz cartazes sobre a covid-19 para Fortaleza e Itapipoca

Foto: Aguida Virgínia, integrante da Liga, em comércio da comunidade do Cruzeiro, em Itapipoca – CE. (Foto: Beatriz Simplício)Durante a pandemia do novo coronavírus, a equipe da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva (LAESC), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, está produzindo cartazes sobre a covid-19 e disponibilizando o material em bairros de Fortaleza e do município de Itapipoca. Os informativos são distribuídos em locais como mercearias, ONGs e espaços comunitários.

Para facilitar a comunicação, o material apresenta linguagem simples e imagens ilustrativas. Nos cartazes, há informações sobre o uso correto de máscaras, lavagem das mãos, importância do isolamento social como forma de proteção pessoal e coletiva, além de instruções sobre como deve ser feita a higienização de superfícies.

Na primeira remessa, o material foi destinado a sete bairros de Fortaleza: São Gerardo, Bela Vista, Parquelândia, Quintino Cunha, Pan-Americano, Couto Fernandes e Aldeota. Já em Itapipoca, os bairros são: Ladeira, Mourão e Cruzeiro.

Segundo a coordenadora do projeto, Profª Liana Mara Rocha Teles, do Departamento de Enfermagem da UFC, trata-se de uma iniciativa de educação em saúde e de empoderamento individual: "Acredito que essa estratégia poderá levar informação para as pessoas que não possuem tanto acesso às redes sociais, e, para aqueles que possuem, é uma maneira de enfatizar os cuidados necessários para a prevenção da covid-19”".

A equipe também está atuando nas redes sociais. No perfil da liga no Instagram (@laescufc), é possível assistir à sequência de lives "Experiências em saúde pública em tempos de pandemia", com um debate sobre a vivência de profissionais da saúde contra a covid-19, por meio da atenção primária, vigilância epidemiológica e gestão do SUS. As lives ocorreram de 6 a 22 de julho.

Uma das integrantes da LAESC, a estudante de Enfermagem Angela Garcia, afirma que os resultados das atividades têm sido positivos. "Estamos bastante satisfeitos com o que já foi produzido e o que ainda estamos produzindo. Apesar das dificuldades, estamos conseguindo nos organizar bem e esperamos sair disso tudo muito mais fortes e atuantes", afirma a estudante.

Através das redes sociais, a LAESC também gerou informações a respeito da pandemia, relacionando-a com temas específicos como autismo, primeira infância, gestação e população em situação de rua. Trouxe, ainda, assuntos atualizados e relevantes sobre características clínicas da covid-19, tais como diagnóstico e sintomas neurológicos.

Imagem: Beatriz Simplício, integrante da Liga, na comunidade do Cruzeiro, em Itapipoca – CE. (Foto: Aguida Virgínia)SOBRE A LIGA – Há dois anos, a LAESC atua em prol da saúde comunitária, a partir de pesquisa, ações educativas e prestação de serviços, como aferição de pressão arterial, mensuração de glicemia e de risco metabólico, em locais próximos à UFC e em espaços comunitários, como shoppings e praças públicas. Com o impacto da pandemia, a liga teve de se adaptar. As ações de pesquisa se intensificaram, estando em andamento três pesquisas de âmbito estadual:

– uso de bebidas alcóolicas durante o isolamento social em tempos de pandemia;

– processos de trabalho na atenção primária e saúde mental de enfermeiros durante a pandemia pela covid-19;

– avaliação da saúde mental e risco à covid em profissionais de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, a liga irá compor a equipe de pesquisa Avaliação da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da Covid-19: Comparação entre os Municípios Brasileiros.

O grupo conta com 21 integrantes, entre os quais, graduandos e mestrandos em Enfermagem, Farmácia e Odontologia, além de profissionais da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS).

Serviço: Os cartazes e outras produções do projeto podem ser acompanhados ou solicitados através do e-mail ou das redes sociais da liga no Instagram (@laescufc) e no Facebook.

Fontes: Liana Mara Rocha Teles, doutora em Enfermagem, professora da UFC e coordenadora da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Projeto Divulgando a Extensão – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto de Rayssa Costa, sob supervisão de Narjara Pires.