Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, da FUNCAP, será lançado na sexta-feira (4), com coordenação da UFC

O Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do LABOMAR, coordenará a nova equipe (Foto: Ribamar Neto/UFC)O programa Cientista Chefe Meio Ambiente, novo braço do projeto criado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), será lançado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do Ceará. A equipe será coordenada pelo Prof. Marcelo de Oliveira Soares, biólogo e pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará.

O lançamento será feito por meio de evento virtual, às 9h, com transmissão ao vivo no canal da SEMA no YouTube, com participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do titular da SEMA, Artur Bruno; do secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; e da diretora do LABOMAR, Profª Maria Ozilea Bezerra Menezes.

Criado pela atual gestão da FUNCAP, o programa Cientista Chefe tem o objetivo de unir academia e gestão pública, através de equipes de pesquisadores que trabalham nas secretarias do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação para melhorias de serviços públicos. O Prof. Marcelo já é o 11º nome da UFC a ingressar no programa.

O Cientista Chefe Meio Ambiente buscará auxiliar na resolução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores no Ceará, na abertura de mercado para novos produtos e trabalhos, articulando ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisa em universidades públicas e privadas e demais entidades interessadas na temática ambiental.

"A Universidade gera o conhecimento, baseado em ciência. E nós vamos fazer essa conexão com a gestão pública, para transformar os dados e o conhecimento científico em política pública. A política pública deve ser baseada em ciência, que é a melhor ferramenta de que a humanidade dispõe", avalia o Prof. Marcelo.

Já há quatro projetos a serem trabalhados inicialmente pelo programa: Planejamento Costeiro e Marinho, Pandemia de Covid-19 e o Saneamento Urbano, Sistema de Informações Geográficas Ambientais (SIG Ambiental) e Lista Vermelha para animais ameaçados de extinção no Ceará.

PROGRAMA – Cada equipe do Cientista Chefe é coordenada por um cientista representante da respectiva área, definido a partir de critérios como produção científica, formação e ligação a núcleos de pesquisa de alto nível. Outra recente adição da UFC ao programa foi a Profª Márcia Machado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

"O programa é uma oportunidade de refletir boas ideias que possam melhorar o padrão de assistência para desenvolvimento de projetos. É uma grande responsabilidade, também por estar sendo a primeira mulher na posição de cientista chefe", ressalta a Profª Márcia, da Faculdade de Medicina da UFC.

Conheça abaixo todos os pesquisadores da UFC que coordenam as equipes do programa e os órgãos aos quais as equipes estão ligadas:

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará: Prof. José Soares de Andrade, do Departamento de Física, bolsista de pesquisa do CNPq nível 1A e membro permanente da Academia Brasileira de Ciências;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente: Prof. Raúl Cruz Izquierdo, do LABOMAR e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC;

Secretaria da Educação do Ceará: Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC;

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social: Prof. José Macedo, do Departamento de Computação, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação;

Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Prof. Francisco de Assis Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental;

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará: Prof. José Xavier Neto, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina;

Secretaria da Infraestrutura: Prof. Fernando Antunes, do Departamento de Engenharia Elétrica; e Prof. Jorge Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes;

Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos: Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina;

Secretaria do Meio Ambiente: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), vice-coordenador da Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais.

Além disso, o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física, participa do Cientista Chefe como avaliador geral do andamento do programa e dos resultados obtidos em cada área.

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do LABOMAR – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.