Equipes do Campus de Quixadá são as únicas cearenses no Academic Working Capital, do Instituto TIM

Imagem: Da esquerda para a direita, os estudantes do Curso de Design Digital da UFC Elida Correia, Karla Alves e Lucas Silva, idealizadores do Bilíngua (Foto: Acervo Pessoal)Duas equipes de alunos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá foram selecionadas para representar o Ceará no Academic Working Capital, do Instituto TIM. Trata-se de um programa voltado ao apoio de universitários empreendedores que querem transformar seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em uma empresa de base tecnológica. As equipes do Campus da UFC em Quixadá são a Bilíngua e a StockMed e estão entre as 19 selecionadas de todo o Brasil.

A Bilíngua elaborou um aplicativo de mesmo nome, com conteúdo adaptado, que possibilita o ensino de libras e português para surdos e ouvintes. A equipe é formada pelos alunos Lucas Silva, Elida Correia, Karla Alves, todos do Curso de Design Digital.

"Com o investimento da TIM no Bilíngua, esperamos que o projeto alcance novos públicos, além dos já delimitados pela equipe de desenvolvimento. O investimento é importante para a construção de uma solução robusta que atenda à demanda de instituições, escolas e que consiga ser uma ferramenta de apoio durante esse período pandêmico", diz Lucas Silva.

Imagem: A equipe StockMed busca realizar o monitoramento de kits cirúrgicos utilizando técnicas de internet das coisasJá a equipe StockMed busca realizar o monitoramento de kits cirúrgicos utilizando técnicas de internet das coisas. Formam a equipe os alunos Deraldo Duran, do Curso de Sistemas de Informação; Adriana Campeão, do Curso de Design Digital; Jeimison Moreno, do Curso de Engenharia da Computação; e Nathália Figueiredo, do Curso de Engenharia de Software.

Sobre a expectativa da participação no programa da TIM, Deraldo Duran afirma que a equipe terá "mentorias e contato com investidores, o que será um grande suporte para a concretização da nossa ideia de negócio".

A coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá, Simone Nunes, destaca a satisfação pelo feito das equipes ao "ver as ideias que são pensadas na academia saírem do papel". Para ela, as propostas dos alunos "são ideias de negócios, possibilidades de empresas" e para isso é importante o apoio do Instituto TIM.

Saiba mais sobre o Academic Working Capital 2020, da TIM, no site do programa.

Fonte: Simone Nunes, coordenadora do INOVE do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.