PAAP lança programação para setembro e outubro; Curso de Design Instrucional é destaque

Imagem: IlustraçãoA Universidade Federal do Ceará lançou, com programação para os meses de setembro e outubro, o Plano de Formação Continuada, no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP). As novas atividades, em formato on-line e voltadas a docentes, ampliam as capacitações iniciadas com as formações de junho, julho e agosto.

Entre os eventos, realizados todos por meio do canal do PAAP no YouTube, estão webconferências, cursos e atividades culturais. O destaque é o Curso de Design Instrucional, dividido em quatro módulos. A premissa é promover o uso criativo do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), escolhido como objeto para a primeira edição do curso.

A ideia é melhorar as práticas profissionais e pedagógicas de uso da ferramenta, a partir da aplicação de roteiros e storyboards, design da informação, atividades de interação e gamificação, potencializando as possibilidades de produção e publicação de dados na plataforma. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico.

Veja a programação completa. Outras informações podem ser obtidas nos canais do PAAP nas redes sociais ou nos canais de apoio técnico-pedagógico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para professores e técnicos) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para alunos).

NOVOS PROJETOS – Outra novidade do PAAP para os próximos meses é o Projeto Professores Inspiradores (PROFINSP), que será promovido em outubro. A ideia é que servidores docentes e técnico-administrativos da UFC possam homenagear seus professores e professoras, de qualquer período da vida estudantil. Para participar, é preciso preencher formulário de 3 a 20 de setembro.

Além disso, será criado o Coral PAAP, regido pela Profª Ana Cléria Rocha, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. O repertório será feito principalmente de peças populares brasileiras. Os ensaios e aulas serão feitos por Google Meet e pelo canal do PAAP no YouTube. As inscrições para seleção de membros vão até 14 de setembro.

Para melhor atender às demandas da comunidade acadêmica, a equipe do PAAP está recebendo avaliações e sugestões para as próximas ações. Os interessados podem colaborar por meio de formulário eletrônico.

O novo plano de formação é uma elaboração da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEIA), vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP). A iniciativa faz parte do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), que traz estratégias para a conclusão do semestre 2020.1.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.