Parceria da Biblioteca Universitária permite acesso gratuito a centenas de jornais e revistas de todo o mundo

Imagem: logomarca da PressReaderUma parceria fechada entre a Biblioteca Universitária da UFC e a empresa PressReader vai garantir a professores, estudantes e técnico-administrativos da Universidade acesso digital gratuito a alguns dos principais jornais e revistas de todo o mundo.

A PressReader é um serviço que permite o acesso a centenas de publicações de mais de 120 países. Pelo serviço, é possível acessar jornais como os estadunidenses The Wall Street Journal, Washington Post e Los Angeles Times, o espanhol El País, o britânico The Guardian, além de centenas de outros. Do Brasil, títulos como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo (Estadão), além de várias revistas e jornais regionais.

O recurso estará disponível gratuitamente até 10 de outubro para a comunidade universitária. No fim desse prazo, haverá avaliação de aderência ao serviço. O acesso pode ser feito por navegador ou pelo aplicativo da PressReader disponível para celulares Android.

O usuário precisa estar na rede da UFC, ainda que ele não esteja fisicamente na Universidade. Para isso, é preciso fazer a configuração do proxy, um intermediário entre o servidor e o usuário, utilizando um passo a passo.

Caso o usuário queira usar o aplicativo no celular, é preciso primeiro fazer cadastro no site da PressReader para, depois, habilitar o proxy. Com isso, será feita automaticamente a vinculação do proxy com seu cadastro. Na sequência, baixe o aplicativo no celular, utilizando o mesmo usuário anteriormente cadastrado.

Fonte: Biblioteca Universitária da UFC – fone: (85) 3366 9507 /e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.