STI disponibiliza sistema de eleições remotas secretas para a comunidade universitária da UFC

Imagem: O sistema é recomendado para todo e qualquer processo de eleição ou consulta à comunidade universitáriaEstá disponível para a comunidade da Universidade Federal do Ceará o Sistema de Eleições Remotas e Secretas, serviço da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que possibilita a realização de votações via Internet. Recomendado para todo e qualquer processo de eleição ou consulta à comunidade universitária, o sistema entrou no ar em julho deste ano.

O Sistema de Eleições foi feito a partir do software livre Helios Voting, que permite a realização de eleições através da Internet com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Foi desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Por sua confiabilidade e segurança, o Helios já vem sendo utilizado em outras instituições de ensino do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Para uso na UFC foram feitas adaptações pela Divisão de Sistemas (DSI) da STI. Em seguida, a Divisão de Segurança da Informação (DSEG) da secretaria realizou análises de vulnerabilidade de segurança. Atualmente, são membros dessa divisão os responsáveis pelas configurações e monitoramento das eleições na Universidade.

Amarildo Rolim, diretor da DSEG, comenta que o Sistema de Eleições Remotas e Secretas da UFC garante total confidencialidade ao voto. "O sistema garante a confidencialidade do voto tornando-o secreto através de procedimento de criptografia. A identificação de cada processo eleitoral também recebe uma chave criptografada. Assim, a escolha do eleitor nunca vai ser revelada. É importante destacar que o sistema não permite que um voto seja excluído ou alterado, o que gera mais credibilidade ao processo eleitoral, pois se assim o fizesse estaria quebrando a confidencialidade do voto", afirma.

Outro destaque do sistema é que ele comporta eleições simultâneas e com horários diferentes. Até agora oito unidades da UFC já utilizaram o sistema: Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Departamento de Morfologia, Casas de Cultura Estrangeira, Departamento de Economia Agrícola, Departamento de Direito Público e Departamento de Enfermagem.

A equipe da DSEG está iniciando uma configuração para o LABOMAR e já foi solicitada a utilização também pelo Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC.

COMO SOLICITAR ‒ A solicitação de uso do Sistema de Eleições Remotas Secretas deve ser feita via SEI, ao diretor da STI para análise e autorização. Uma vez autorizado, é feito o despacho da DSEG com as instruções e requisitos iniciais necessários para prosseguimento.

"Em todas as eleições iniciamos o processo em uma reunião com a comissão eleitoral para apresentação do sistema, definição de prazos, carga de eleitores e método de apuração. A apuração hoje pode ocorrer em uma reunião on-line com a participação de todos os envolvidos ou através do envio de um arquivo em PDF para o presidente da comissão. Em ambos os casos, o diretor da STI, Prof. Edgar Marçal, é o responsável pela divulgação. Em breve incluiremos em nosso portfólio de serviços ofertados, no site da Secretaria de Tecnologia da Informação, o novo sistema de eleições", explica Amarildo Rolim.

Fonte: Amarildo Rolim, da Divisão de Segurança da Informação (DSEG) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.