IV Encontro de Cordas Flausino Valle segue até sábado (12); assista à reportagem

Foto da Profª Liu Man Ying na webconferência de abertura do Encontro de Cordas Flausino ValleA música deve ser acessível a todos, ainda mais no contexto atual de pandemia e distanciamento social. Nesse sentido, o IV Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV), iniciado no último sábado (5), ocorre, pela primeira vez, de forma exclusivamente virtual, com o recorde de 847 participantes inscritos e professores convidados de 22 universidades nacionais e estrangeiras.

A iniciativa é uma realização conjunta da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Acre (UFAC), com ênfase no universo de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, as chamadas cordas friccionadas. A programação é gratuita e continua até o próximo sábado (12).

Assista à reportagem da UFCTV:

PALESTRA – No sábado (5) pela manhã, a abertura do encontro teve a palestra "Panorama do ensino de violino/viola desde o final do século 18: pedagogos e princípios de suas escolas", proferida pelo Prof. Emerson de Biaggi, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O palestrante citou como marco histórico a criação do Conservatório de Paris, em 1795, a primeira instituição do gênero em capitais europeias, e falou sobre como ocorreu o desenvolvimento do ensino de música até o século XX.

Foto do Prof Emerson de Biaggi na webconferência de abertura do IV ECFV

"Até o século XVIII, a maneira de aprender um instrumento era no contato direto com um mestre, pela dificuldade de outros meios. Com a ascensão da classe burguesa urbana, a partir da Revolução Francesa, surgiu uma demanda por ensino musical para atender mais gente e começaram a ser criados os primeiros conservatórios de música", explica.

TRIBUTO – Na noite de sábado (5), em primeira mão, foi exibido o documentário Flausino Valle, o Paganini brasileiro (Brasil, 2018, 29 minutos) ao vivo no canal do IV ECFV no YouTube. O filme aborda a vida e obra de Flausino Valle. Sob a direção de Fred Furtado, traz depoimentos de pesquisadores e familiares do violinista e compositor. Flausino nasceu em 1894, na cidade de Barbacena (MG), e faleceu em 1954, em Belo Horizonte (MG). Além de músico, o homenageado do ECFV foi advogado, escritor e pesquisador da cultura popular. A alcunha "Paganini brasileiro", em alusão a Niccolò Paganini, um dos maiores violinistas de todos os tempos, foi atribuída a Valle pelo maestro Heitor Villa-Lobos.

Na sequência, houve recital do duo Amaral Budó (RS), com a participação de Cláudia Amaral no contrabaixo e de Lourenço Budó no violino. A dupla executou um repertório de peças criadas por compositores dos séculos XIX e XX, como o alemão Theodor Findeisen, o argentino Astor Piazzolla e os brasileiros Fernando Lewis de Mattos e Roberto Barbosa Ribas.

Capa do documentário "Flausino Valle, o Paganini brasileiro"FORMAÇÃO – Para a docente do Curso de Música da UFC e coordenadora-executiva do ECFV, Profª Liu Man Ying, o evento reúne teoria e prática, inovando no formato de congressos de educação musical no País. "Nosso encontro é um dos únicos do Brasil totalmente voltado às cordas friccionadas que tem uma conferência científica, junto com oficinas de instrumentos em sistema de masterclasses e também recitais noturnos. Dentro da conferência, nós temos uma gama de palestras que cobre praticamente todos os aspectos importantes da investigação sobre performance, pedagogia de instrumentos e metodologias de ensino coletivo de cordas", define.

Foto do recital do Duo Amaral Budó, do Rio Grande do Sul, transmitido ao vivo no canal do ECFV no YouTube

Segundo a Profª Dora Utermohl de Queiroz, docente do Instituto de Cultura e Arte da UFC e coordenadora artística do evento, durante toda a semana, das 19h às 21h, haverá recitais com músicos convidados. Tanto as palestras da manhã como os recitais noturnos estão disponíveis por meio de lives no YouTube, e as pessoas podem fazer em tempo real perguntas para palestrantes e recitalistas.

"Nas edições anteriores, que foram presenciais, sempre tivemos concertos em todos os dias. Esse formato de recital comentado quebra uma barreira entre artista e público, porque, além da performance, o artista fala sobre compositores, obras, técnicas utilizadas e às vezes até conta histórias curiosas sobre as obras", declara.

A programação completa com palestras, masterclasses e recitais pode ser acessada no site do Encontro Flausino Valle. Dúvidas podem ser encaminhadas à comissão organizadora do evento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Liu Man Ying, coordenadora da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza e coordenadora-executiva do IV Encontro de Cordas Flausino Valle ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.