Brasil Novos Sons, da Universitária FM, concorre ao Prêmio Dynamite; votação vai até o dia 30

Imagem: O produtor e apresentador Caio Mota (o segundo, da esquerda para a direita) com a banda As Bahias e a Cozinha Mineira (Foto: Divulgação)O programa Brasil Novos Sons, da rádio Universitária FM 107,9 MHz, emissora vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e à Universidade Federal do Ceará, é um dos indicados, na categoria Melhor Programa de Rádio ou Emissora, ao Prêmio Dynamite de Música Independente 2020. A escolha dos vencedores do prêmio se dará através de votação do público via Internet, que ocorre até o dia 30 deste mês.

No ar desde 2010, o Brasil Novos Sons é um programa de música brasileira contemporânea que abrange os mais diversos estilos, como rap, samba, rock, pop, entre outros. Em cada veiculação, é apresentado um álbum, e o autor é convidado para comentar as faixas da obra. O programa contempla tanto artistas locais quanto nacionais e já teve em suas emissões nomes como Luedji Luna, Letrux, BaianaSystem, Marcelo Jeneci, Ana Cañas, Céu, Igor Caracas, As Bahias e a Cozinha Mineira, Bia Ferreira e Caio Castelo. O Brasil Novos Sons pode ser ouvido às terças-feiras, das 20h às 21h, com reprise aos domingos, das 17h às 18h, na frequência 107,9 MHz e também pelo site da emissora. As edições especiais do programa, que concorrem à premiação, podem ser conferidas no Spotify e no Deezer.

Com produção e apresentação do jornalista Caio Mota, o Brasil Novos Sons tem a particularidade de promover uma mistura de linguagens para o rádio. Segundo o jornalista, esse formato destaca-se das entrevistas musicais de rádios comerciais por explorar distintas possibilidades sonoras. "Fazemos isso valorizando as potencialidades do som, tanto o som das músicas como outros sons que possam contar ou alargar a compreensão da obra, a partir de ambientações, efeitos, colagens, mixagens. É um misto de linguagem documental, resenhística e radiofônica. Gosto de chamar essas edições especiais de 'ensaios musicados'", explica Caio.

Imagem: Logomarca do programa Brasil Novos SonsAnalisa o produtor que a indicação do programa da rádio Universitária FM reverbera o bom momento da produção musical no Ceará. "A cena musical cearense está muito rica, temos uma nova geração muito inventiva, que consegue não só beber da fonte mas também trazer algo a mais para a mesa. A prova disso é que temos, ao todo, entre bandas, artistas, eventos, organizações culturais locais e programas (como o Brasil Novos Sons), 14 indicações de cearenses nas 19 categorias do prêmio", afirma.

Os indicados ao Prêmio Dynamite foram escolhidos pela equipe de curadoria dentre mais de mil artistas, produtoras e iniciativas culturais. Eles concorrerão nas seguintes categorias: Melhor Lançamento de Rock; Melhor Lançamento de Indie Rock; Melhor Lançamento Punk/Hardcore; Melhor Lançamento de Heavy Metal; Melhor Lançamento de Rap/Hip Hop/Black Music; Melhor Lançamento Pop; Melhor Lançamento de Música Eletrônica; Melhor Lançamento de MPB; Melhor Lançamento de Reggae; Melhor Lançamento de Música Instrumental; Revelação; Melhor Selo; Melhor Casa de Shows Alternativos; Melhor Evento; Melhor Revista, Fanzine, Site, Blog ou Coluna; Melhor Programa de TV ou Emissora; Melhor Programa de Rádio ou Emissora; e Melhor Produtora, Coletivo ou Entidade; Personalidade.

Os vencedores serão conhecidos no dia 14 de outubro em solenidade no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP). A cerimônia contará com transmissão ao vivo, apresentações locais e lives, através da plataforma #CulturaEmCasa.

SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio Dynamite é uma realização da Associação Cultural Educacional e Social Dynamite (ACESD), uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2004 em São Paulo (SP). A ACESD atua no apoio a artistas independentes, realização de eventos culturais e manutenção do site Arquivo do Rock. Para votar ou saber mais sobre a iniciativa, acesse o site do prêmio.

Fonte: Caio Mota, produtor do Brasil Novos Sons – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.