SEBRAE apresenta plano de trabalho para ações de empreendedorismo e inovação na UFC; convênio será firmado

Reitor e membros do SEBRAE sentados em volta de uma mesa; ao fundo há uma tela com apresentação de slides (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em visita à Reitoria na última quinta-feira (10), uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apresentou o plano de trabalho contendo uma série de ações que o órgão pretende desenvolver em parceria com a Universidade Federal do Ceará, no âmbito do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC. Um convênio de cooperação técnica está sendo preparado e deverá ser assinado em breve.

O objetivo geral da parceria é realizar ações conjuntas para a realização de atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, além de estímulo à inovação. O plano apresentado pelo SEBRAE contempla quatro eixos principais que vão orientar todas as atividades: Inovação e Sustentabilidade, Educação Empreendedora, Relacionamento com o Cliente (no caso, a comunidade acadêmica) e Inteligência de Dados.

Cada uma dessas áreas contará com projetos específicos, como desenvolvimento de startups, incubação de empresas juniores, interlocução entre estudantes e empresas externas, eventos de inovação e empreendedorismo, além de fomento a observatórios regionais em parceria com os campi da UFC no interior do Estado. De acordo com o plano, R$ 195 mil é o montante do investimento inicial a ser feito pelo SEBRAE. O órgão de fomento terá um espaço direcionado aos empreendedores universitários no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação.

FORMAÇÃO EMPREENDEDORA ‒ "A UFC e o SEBRAE estão criando a possibilidade de formação empreendedora para os estudantes que desejam empreender dentro e fora do ambiente da Universidade. Estamos também implementando um conjunto de oportunidades de inovação para as empresas, a partir do conhecimento da Universidade", resume o diretor técnico do SEBRAE, Alci Porto. "Desenvolvemos todo o perfil empreendedor para o jovem que termina a faculdade e quer montar seu próprio negócio, seja um negócio inovador, como uma startup, seja algo tradicional, como turismo, saúde ou alimentos", acrescenta.

O diretor da unidade de Inovação e Tecnologia do SEBRAE, Herbert Melo, salienta que todas as ações apresentadas já foram planejadas e orçadas, estando, portanto, prontas para ser executadas. "A UFC é muito querida por todos nós do SEBRAE. Temos muito carinho por ela e queremos contribuir muito com a UFC", reforça.

NOVO CENÁRIO ‒ Para o articulador de Cultura Empreendedora do SEBRAE, Régis Dias, a parceria com a UFC faz ainda mais sentido devido às mudanças pelas quais a cultura empreendedora passou nos últimos anos. "Antes o empreendedorismo estava disperso, era algo que partia mais de algumas famílias que tinham um ramo de atuação. Hoje, a base do empreendedorismo está nas universidades e faculdades, e é possível empreender em diversas carreiras", explica. Na visão do gestor, entre os diferenciais da UFC estão a cultura organizacional, o trabalho desenvolvido em diversas áreas e o fato de ter grandes professores e pesquisadores como gestores dos projetos.

AMBIENTE PROPÍCIO ‒ Para o reitor Cândido Albuquerque, a vinda do SEBRAE para a UFC fortalece o ambiente de empreendedorismo e inovação na Universidade, que já conta com agentes de destaque, como o Parque Tecnológico, o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), o Centro de Empreendedorismo (CEMP), além do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), vinculado ao Governo do Estado,

"Estamos criando o ambiente para o encontro da inteligência empreendedora e inovadora. [...] O SEBRAE tem capacidade de fazer o desenvolvimento de ideias inovadoras, tem toda uma expertise em empreendedorismo e inovação. E é isso que queremos para a Universidade. Com essa parceria, estamos aperfeiçoando o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação", considera o reitor.

PRÓXIMO PASSO ‒ De acordo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, o próximo passo para formalizar a parceria será a conclusão e posterior assinatura de um termo de cooperação técnica, com base no plano de trabalho apresentado. A expectativa, segundo ele, é que as ações previstas comecem a ser implementadas ainda em 2020.