Monitoria voluntária de apoio ao PPE inicia "plantão tira-dúvidas" sobre tecnologias digitais para o ensino remoto

Imagem: O Banco de Colaboradores oferece um “plantão tira-dúvidas” sobre tecnologias da informação e comunicação voltadas para o ensino remoto (Imagem: Divulgação)O Banco de Colaboradores para suporte a professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará no uso de ferramentas digitais iniciou, no último dia 4, uma espécie de "plantão tira-dúvidas" sobre tecnologias da informação e comunicação voltadas para o ensino remoto. A atividade integra o Plano Pedagógico de Emergência (PPE) da UFC.

Os monitores do Banco de Colaboradores podem dar orientações em questões operacionais, como uso de plataformas, gravações de vídeos e podcasts. Estão aptos também a dar suporte no planejamento de aulas de graduação.

É possível, por exemplo, pedir auxílio na adaptação do plano de aula para o formato remoto, escolha de metodologias mais adequadas para os objetivos de aprendizagem de determinada aula ou disciplina, bem como de tipos de avaliação.

"É mais uma ação pedagógica, de iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para apoio aos professores e estudantes do semestre em curso. Os monitores selecionados estão aptos a dar esse suporte e, ainda, agregar conhecimentos a sua formação acadêmica. A experiência lhes servirá também para a contagem de horas no componente curricular Atividades Complementares", explica a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

O Banco de Colaboradores é formado por monitores voluntários selecionados pela PROGRAD e que participaram da Oficina de Capacitação para Planejamento, Produção e Oferta de Disciplinas Remotas, promovida pelo Grupo Educação, Tecnologias e Saúde (GETS), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC. A Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) será responsável pela supervisão das atividades.

Conforme previsto no Edital nº 11/2020, o Banco de Colaboradores atua em um plantão de suporte em dias e horários previamente informados pelos estudantes. A relação com os nomes, contatos e horários de atendimento dos monitores foi informada aos interessados (estudantes e professores) por meio de mala-direta e pode ser acessada no site da PROGRAD com a senha enviada pelo e-mail.

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos da PROGRAD – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / whatsapp: (85) 3366 9496