Projeto para inclusão de alunos na gestão de usinas fotovoltaicas é discutido em reunião

Reitor Cândido Albuquerque, Prof. Augusto Albuquerque e Prof. Luiz Henrique Barreto em reuniãoA administração superior da Universidade Federal do Ceará está formulando um programa institucional para que alunos de determinados cursos de graduação e pós-graduação participem da gestão das usinas fotovoltaicas recentemente instaladas na UFC. A questão foi discutida na última quinta-feira (10), em reunião na Reitoria.

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, serão concedidas bolsas, de modo que as usinas fotovoltaicas sirvam de laboratórios abertos para alunos e professores. "Nossas usinas precisam ter um aspecto também pedagógico, e é essa integração que estamos fazendo. Não faz sentido a Universidade ter uma usina fotovoltaica apenas para reduzir o custo da energia. É preciso que nossos alunos estejam envolvidos nisso", salienta.

O Prof. Luiz Henrique Barreto, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, aponta que a ideia é que os estudantes de cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental ‒ sob a coordenação de professores ‒ possam atuar ativamente na formulação de projetos, bem como na manutenção e na futura expansão do complexo fotovoltaico.

"Essas usinas são verdadeiros laboratórios, que podem ser usados, por exemplo, em pesquisas de mestrado e doutorado e também em ensino e extensão, porque é algo muito rico", pontua Barreto. O próximo passo será criar um grupo de trabalho que ficará responsável pela formulação do programa e pelo início da execução. Outras reuniões de articulação nesse sentido ocorreram nos últimos dias, com a participação de professores de outros departamentos.

Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, os professores vão apresentar uma proposta de linhas de desenvolvimento, utilizando o parque de energia solar como laboratório a céu aberto.

"Os estudantes de graduação vão ter contato com essa tecnologia, os estudantes de pós-graduação vão poder monitorar os dados para fazer previsões e avaliação de desempenho dessas placas. A partir daí, podem desenvolver novos materiais, mecanismos de armazenamento e fazer, inclusive, planejamento dos melhores locais para implantação das próximas placas", exemplifica o pró-reitor.