De elaboração de projetos a dicas de oratória: V Semana de Metodologia e Produção Científica ocorre de 21 a 26 de setembro

Imagem: logomarca do eventoSerá realizada, de 21 a 26 de setembro, a V Semana de Metodologia e Produção Científica (SMPC), uma iniciativa em parceria entre a Biblioteca de Ciências Humanas (BCH), a Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC) e a Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD) da Universidade Federal do Ceará. Com o objetivo de auxiliar estudantes acerca de dificuldades relacionadas aos aspectos metodológicos da pesquisa acadêmica, o evento é gratuito e aberto ao público

Para participar não é necessário inscrição, basta conferir as transmissões ao vivo que ocorrerão em multiplataforma através dos perfis da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) no Facebook e no Twitter e ainda pelo canal Plurissaberes, no YouTube. O formato completamente virtual desta edição da SMPC decorre das medidas de proteção relacionadas à pandemia de covid-19.

A abertura do evento será no dia 21, às 14h30min, com a palestra "Sistema Brasileiro de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia", proferida pela Profª Claudia Linhares, do Departamento de Computação da UFC. Às 16h30min, será a vez da palestra "Dicas de apresentação e oratória", com o Prof. Gustavo Cabral, da Faculdade de Direito. Logo em seguida, às 18h30min, o bibliotecário Wanderson Araújo irá falar sobre o tema "Como construir estratégias de busca de alta sensibilidade".

A programação, que pode ser conferida na íntegra no site da BCH, segue ao longo da semana na abordagem de temas como Escolha de Periódicos para Publicação, Metodologia Quadripolar, Dicas de Redação Científica, Presença On-line de Pesquisadores, Erros na Escrita Acadêmica em Português, Inglês e Espanhol, entre outros.

A SMPC contará com emissão de certificados que serão fornecidos mediante preenchimento de formulário disponível ao fim de cada palestra. Informações podem ser obtidas pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e, ainda, pelo número (85) 3366 7658 (WhatsApp).

Fonte: Juliana Lima, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.