MCTI lança Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa; pesquisadores devem cadastrar laboratórios e equipamentos

Plataforma do MCTI reúne relação de laboratórios e equipamentos O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa, que funcionará como uma espécie de "Plataforma Lattes" dos laboratórios e equipamentos científicos no País. A ferramenta está mapeando e reunindo informações dos principais laboratórios do País e de seus equipamentos.

No espaço estão disponíveis uma síntese dos trabalhos desenvolvidos pelo laboratório, áreas de atuação, principais técnicas utilizadas, equipamentos, endereços e contatos. O objetivo, segundo o MCTI, é facilitar o acesso e compartilhamento de toda a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento entre grupos acadêmicos e empresas, abrindo possibilidades de parcerias. 

A Universidade Federal do Ceará fez seu cadastro institucional na plataforma e já tem seu primeiro laboratório inscrito: o Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, que atua na fronteira entre a química orgânica e inorgânica.

A Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC, destaca a importância de todos os pesquisadores da Universidade realizarem o cadastro na plataforma.

Além dos ganhos de compartilhamento da informação, o cadastro também é um pré-requisito para que o laboratório participe de editais como o atualmente aberto pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que trata de conserto de equipamentos de pesquisa e segue até o início de outubro.

COMO SE CADASTRAR ‒ Os pesquisadores deverão fazer o cadastro na própria plataforma e clicar na aba Acesso. O representante do laboratório precisará fazer um cadastro bem simples, apenas com nome, CPF e e-mail. Depois disso, o coordenador do laboratório poderá utilizar a opção Laboratório/Solicitar Inclusão de Laboratório, no menu lateral esquerdo, e fazer o cadastro.

Será necessário que a PRPPG homologue os dados do coordenador e do laboratório, o que deve ser ocorrer em 24 horas. Feito isso, os representantes estão aptos a cadastrar seus equipamentos, por meio da opção Equipamento/Cadastrar Novo Equipamento, no menu lateral esquerdo.

Fonte: Profª Geanne Matos, da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 98887 2751