Matemáticos de todo o mundo participam de evento internacional que tem a UFC na organização

Imagem: O evento aprofunda discussões sobre análise geométrica, subárea da geometriaMatemáticos de todo o mundo estão se reunindo virtualmente, até outubro deste ano, no Web-Seminar on Geometric Analysis, evento internacional que tem o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará no comitê organizador, em parceria com o Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB).

Em sua 12ª edição, desta vez no formato on-line, o webseminário tem como objetivo aprofundar discussões sobre análise geométrica, uma subárea da geometria, por meio de palestras sobre temas como fluxos geométricos, variedades de Einstein, superfícies mínimas, funcionais riemannianos e teoria de subvariedades.

Nomes de peso da matemática, de países como Alemanha, Itália, Espanha e Estados Unidos e de várias universidades brasileiras, participam como palestrantes e também como integrantes das discussões. Ainda em setembro, duas palestras estão agendadas, sempre às quintas-feiras, às 14h.

Imagem: Prof. Xiaodong Cao, da Cornell University (Estados Unidos), é o palestrante do dia 17 (Foto: divulgação)Na próxima, que ocorre no dia 17, o palestrante será o Prof. Xiaodong Cao, da Cornell University (Estados Unidos), pesquisador na área de equações de evolução geométrica e suas aplicações à geometria diferencial. A palestra, realizada em inglês (sem tradução simultânea), será sobre o tema "Some progress on four-dimensional Einstein manifolds".

Na quinta-feira seguinte (24), também às 14h, é a vez do Prof. Eduardo Garcia, da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), comandar a palestra intitulada "Critical metrics for quadratic curvature functionals". A palestra ocorrerá em inglês, sem tradução simultânea.

O EVENTO – O Web-Seminar on Geometric Analysis ocorre desde agosto deste ano e vem discutindo progressos recentes e problemas ainda em aberto nos estudos sobre análise geométrica. Atualmente, os organizadores estão trabalhando no calendário de palestras do mês de outubro. As discussões ocorrem pelo Google Meet e, para participar, basta acessar a sala virtual no dia e horário do evento, em links já disponíveis.

"O seminário tem atraído a participação de pesquisadores de todo o mundo, de universidades brasileiras e do exterior, como Estados Unidos, França, Itália, China, Espanha, Índia e muitos outros países. Desse modo, a UFC, UnB e UFF estão funcionando como hub para esse tópico de pesquisa para o mundo", explicou o Prof. Ernani Ribeiro, membro do comitê organizador do seminário. 

O Departamento de Matemática da UFC tem a análise geométrica como uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Matemática, que foi classificado com nota máxima (excelência internacional) na última avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fonte: Prof. Ernani Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Matemática – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.