Reitor visita instalações do NUTEC e PADETEC e discute integração de laboratórios e empresas incubadas

Imagem: A visita do reitor e sua comitiva ocorreu na manhã do dia 14 de setembro (Foto: Ribamar Neto/UFC)Como parte de uma política institucional integrada de fomento à inovação e ao empreendedorismo, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, visitou, na manhã dessa segunda-feira (14), as instalações do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) e do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) da UFC, ambas no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Aberta com uma acolhida no auditório do NUTEC, da qual participaram o presidente da unidade estadual, Francisco Magalhães, e os diretores João César de Freitas (diretor de Tecnologia Científica), Iêda Montenegro (diretora de Empreendedorismo e Negócios) e Charles Nobre (diretor Administrativo-Financeiro), a visita foi prosseguimento de reunião, ocorrida na semana passada, entre a Reitoria e a presidência do NUTEC.

Magalhães reforçou a importância da relação, que já soma 40 anos, entre o equipamento e a Universidade. "Foi uma construção conjunta de glórias do passado; agora estamos aqui, com a administração da UFC e nossos parceiros de diversas áreas – tecnologia, ambiente, materiais –, para construir as parcerias do futuro", afirmou.

Com o início das atividades do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, a ideia é integrar esforços para evitar redundâncias e potencializar resultados.

Imagem: “O que estamos buscando é a integração necessária para formar um grande complexo de tecnologia e produção de conhecimento", disse o reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)"O que estamos buscando é a integração necessária para formar um grande complexo de tecnologia e produção de conhecimento. Quantos laboratórios não poderiam se ajudar mutuamente? Temos que pensar em oferecer laboratórios multiusuários, como é a nossa Central Analítica, cujas novas instalações estão em construção", sinalizou o Prof. Cândido, acompanhado na agenda pelo Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional; pelo Prof. Ademar Gondim, assessor do gabinete; e pelo Prof. Fernando de Melo Nunes, diretor do PARTEC.

O roteiro prosseguiu com visitas a duas subunidades de pesquisa, a Gerência de Tecnologia de Alimentos e Química (GETAQ) e a Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação (GEMEA). Os laboratórios da GETAQ realizam ensaios para identificação de composição e resíduos, principalmente com água e alimentos como frutas e hortaliças.

Os da GEMEA prestam serviços relacionados a automação, robótica e sistemas inteligentes. Ambos atendem à indústria e à sociedade com a oferta de atividades de pesquisa e desenvolvimento, nas quais a UFC colabora com cessão de pesquisadores e articulação em projetos.

Também fez parte do percurso uma apresentação do laboratório para produção própria de álcool líquido e álcool em gel, destinado ao atendimento da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. "Atendemos a indústrias, como a automotiva, empresas que necessitam de serviços de automação e produzimos peças para equipamentos médicos, como respiradores", explica Renato Zimmermann, supervisor do Laboratório de Automação e Robótica, acrescentando que instrumentos do laboratório foram usados para a produção de face shields e outros equipamentos destinados a profissionais de saúde da rede pública.

Imagem: As instalações do PADETEC estão localizadas no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)PARQUE TECNOLÓGICO – A segunda parte da visita consistiu em conhecer a estrutura do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), recentemente anexado ao novo Parque Tecnológico da Universidade, por meio de resolução do Conselho Universitário (CONSUNI). O PARTEC é um órgão suplementar da administração superior, sediado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e institucionalizado para ser a ponte entre Universidade e empresas. Está previsto para o próximo mês o lançamento de seu primeiro edital de incubação de empresas.

O presidente do PADETEC, Prof. Afrânio Craveiro, discorreu sobre a infraestrutura da unidade e o reconhecimento público já conferido tanto a ela quanto às empresas que lá deram os primeiros passos. "Em 2014, fomos consideradas a sexta melhor incubadora de empresas da América Latina e a terceira melhor do Brasil. Com nosso suporte, 90 empresas já foram incubadas e 73 emancipadas, e houve também o depósito de 26 patentes", enumerou, ressaltando que uma das mais bem-sucedidas, a Fotosensores, nasceu dentro do campus e já possui filiais no Brasil e na Colômbia.

Na ocasião, uma das empresas incubadas, a Arthas Soluções, presenteou o reitor com seu portfólio de produtos alimentícios, como maionese de graviola, molho barbecue de tamarindo e mostarda de cajá.

Após o encontro com a presidência, a comitiva conheceu os espaços onde funcionam três empresas incubadas: a Biotrends Soluções Biotecnológicas, a Image Pesquisas e a IN Soluções Biológicas. A primeira, acolhida no complexo desde 2012, está saindo para a própria estrutura fabril, no Eusébio. Os sócios, Alysson Angelim e Samantha Pinheiro, são ex-alunos do Curso de Ciências Biológicas da UFC.

Imagem: Na Image Pesquisas, uma das empresas encubadas no PADETEC, foram feitos testes em tempo real de qualidade de soja (Foto: Ribamar Neto/UFC)Já Haynna Abud, diretora da Image Pesquisas, dedicada à avaliação da qualidade de sementes, mostrou aos presentes testes em tempo real de qualidade de soja, encomendados à Image pela empresa agropecuária FERTSAN. Cristiane Coutinho, Ruan Carlos Oliveira e Mariane Barbosa, da IN Soluções Biológicas, por sua vez, apresentaram o galpão no qual a empresa produz insetos que atuam como um controle natural da disseminação de outras pragas agrícolas.

"O tempo da academia é muito fora da realidade do mercado. Integrando nossa capacidade de gerar tecnologia, podemos responder a isso e ainda criar as condições para crescer de maneira alinhada e produtiva, valorizando as pessoas. Pode-se ter o melhor laboratório do mundo, mas quem produz são as pessoas, nosso maior valor", disse o reitor ao finalizar a programação de visitas.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.