App oferece, em forma de jogo, conteúdo sobre origem de culturas agrícolas e cientistas da área

Imagem: ícone do appA criatividade para encontrar alternativas na educação é uma das marcas presentes no período de isolamento social por conta da pandemia da convid-19. Um exemplo recente da Universidade Federal do Ceará é o lançamento do jogo Centro de Origem – Center of Origin.

Desenvolvido como aplicativo de celular voltado, principalmente, para alunos dos Cursos de Agronomia, Biotecnologia e Ciências Biológicas, a ferramenta leva conhecimento sobre os recursos genéticos vegetais, de forma lúdica e atraente, também a qualquer pessoa interessada no tema, além de conteúdo sobre a história de renomados cientistas da área.

A ideia foi da Profª Cândida Bertini, que ministra a disciplina Melhoramento Vegetal no Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Melhoramento e Biotecnologia de Recursos Genéticos Vegetais (NUMERG), grupo de extensão, ensino e pesquisa vinculado ao CCA. Para criar o aplicativo, ela contou com o apoio do aluno de Agronomia Lucas Aguiar Lobo, monitor da disciplina que ela ministra, e do estudante do Curso de Engenharia da Computação Ramiro Campos de Castro.

O aplicativo, segundo a Profª Cândida, teve como inspiração o jogo de cartas (baralho) De Onde Vem? Expedições de Vavilov, idealizado por Patrícia Goulart Bustamante, pesquisadora da EMBRAPA Alimentos e Territórios, com ilustrações de autoria das designers Gabriela Ferreira e Muriel Duarte.

Como a professora queria desenvolver algo para ser utilizado em casa, principalmente pelos alunos, no período da pandemia, surgiu a proposta de construir o aplicativo para celular. "Nesse sentido apostamos na ideia de ampliar o jogo [original] apresentando mais culturas de importância agrícola e elaborar um jogo da memória [adaptado ao celular], em vez do baralho, que também é superdivertido", explica.

Imagem: Logomarca do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Melhoramento e Biotecnologia de Recursos Genéticos Vegetais (NUMERG)JOGADAS LÚDICAS – O aplicativo Centro de Origem – Center of Origin tem como primeira atração o jogo da memória (de mesmo nome) em que o usuário "poderá jogar com cartas [virtuais] sobre os centros de origem de algumas plantas frutíferas, tais como abacate, açaí, banana, caju, maracujá; noutro ícone ele poderá jogar com os centros de origem de algumas culturas de importância agrícola anuais e semiperenes, tais como soja, feijão, mandioca etc.", detalha ela. Em cada jogada as cartas são embaralhadas e mudam de lugar. Existem diferentes níveis de dificuldade e pontuação para jogar, o fácil, médio e o difícil.

Além do jogo da memória, o aplicativo traz a história do renomado cientista Nikolai Ivanovich Vavilov (1887-1943). Preocupado com a fome no mundo, esse botânico, agrônomo e geneticista russo visitou diversos países conversando com agricultores para entender as variadas culturas agrícolas, pensando como melhorar a produção de alimentos, especialmente do trigo e do milho. De sua vida, que terminou de modo trágico numa gulag durante a ditadura stalinista, fizeram parte outros cientistas pioneiros da área, como Yelena Barulina (1895-1957), botânica e geneticista russa, e Trofim Lysenko (1898-1976), biólogo e agrônomo ucraniano, que os usuários do aplicativo poderão conhecer melhor.

A ferramenta apresenta ainda a lista completa de todas as cartas usadas no jogo e, por último, um acesso ao Instagram do NUMERG, onde a pessoa interessada pode acompanhar as diversas postagens sobre melhoramento e biotecnologia de recursos genéticos vegetais e também baixar o jogo

COMO FAZER O DOWNLOAD – A equipe preparou um passo a passo bem detalhado para facilitar o download. É baixar e aprender se divertindo!

Fonte: Profª Cândida Bertini, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC – Instagram: @numerg.ufc