Professores do Departamento de Física são indicados para representar Brasil em evento do BRICS

Prof. Antonio Gomes e Prof. Andrey Chaves lado a lado Dois professores do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará foram indicados para representar o Brasil no 5º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS (5th BRICS Young Scientist Forum), em mais um esforço de inserção internacional da UFC. O evento, neste ano coordenado pela Rússia, reúne cientistas de cada país do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em diferentes áreas.

Os representantes da UFC convidados a serem palestrantes no fórum, realizado de 21 a 25 de setembro, são os professores Andrey Chaves, que palestrará na área de ciências dos materiais, e Antonio Gomes Souza Filho, que fará parte do júri, composto por um membro de cada país, responsável por entregar o 3º Prêmio Jovem Inovador do BRICS (3rd BRICS Young Innovators Prize).

Com estudos na área de física teórica e computacional, o Prof. Andrey dará sua palestra nesta terça-feira (22), a partir das 8h, abordando a interação entre luz e matéria em novos materiais semicondutores bidimensionais, de planos extremamentes finos.

O professor ressalta que eventos como esse se destacam pelo fator de interdisciplinaridade. "Neles, você descobre o que outros pesquisadores de diferentes áreas relacionadas à sua têm feito, quais dúvidas eles ainda têm, como eles podem ajudar a resolver suas dúvidas e te dar ideias de novos caminhos relevantes para pesquisar", diz.

Já o Prof. Antonio Gomes atua na área de física da matéria condensada, sendo bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Ao todo, já publicou 230 artigos em periódicos internacionais especializados e ministrou diversas palestras e seminários no Brasil e no exterior. Além disso, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Para o pesquisador, essa é uma oportunidade de buscar soluções para os desafios em comum que possuem os países do BRICS, por meio da colaboração científica e tecnológica. "Nesse sentido, as novas gerações serão protagonistas em todas as áreas, e não é diferente na ciência", acredita o Prof. Gomes.

"A participação da Universidade no fórum nos coloca em uma posição estratégica para termos contato com projetos inovadores de jovens cientistas e fundadores de startups no BRICS que irão definir a ciência e a tecnologia do futuro. Teremos oportunidades de materializar novas colaborações e fortalecer as já existentes", aponta.

"A representação da UFC neste seleto grupo demonstra a capacidade de nossa comunidade acadêmica e deixa nossa marca dentre as universidades a serem acompanhadas pela comunidade internacional", ressalta o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque.

FÓRUM – Com uma programação diária de palestras e painéis transmitidos em live stream, a edição de 2020 do Fórum de Jovens Cientistas do BRICS tem como tópicos ecologia, inteligência artificial, ciências dos materiais e inovação e empreendedorismo.

Participam ainda da delegação brasileira que compõe o evento jovens pesquisadores das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Norte (UFRN), Pernambuco (UFPE), Uberlândia (UFU), Rio de Janeiro (UFRJ), Bahia (UFBA) e Pará (UFPA), além da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da FIOCRUZ, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.