Com foco nas aulas remotas, Avaliação Institucional de 2020.1 segue até dia 16, para professores e alunos

Imagem: Devem participar os professores e estudantes de graduaçãoEstá disponível, de 1º a 16 de outubro de 2020, a primeira etapa do ano da Avaliação Institucional Interna. Nela, estudantes e professores de graduação da Universidade Federal do Ceará têm a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos e, especialmente neste ano, avaliar o desenvolvimento das disciplinas ofertadas remotamente, devido à pandemia de covid-19.

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos questionários. A participação é anônima e os resultados só serão disponibilizados para as unidades acadêmicas após o fechamento do semestre letivo analisado. No site da Comissão Própria de Avaliação (CPA), há um tutorial que poderá ajudar a comunidade no acesso e preenchimento das informações.

Nesta edição, estudantes e professores poderão registrar, quantitativa e qualitativamente, sua opinião sobre as disciplinas no contexto de atividades remotas, observando pontos como metodologias, recursos didáticos e qualidade das turmas. Com o resultado, a administração da UFC terá em mãos um detalhado diagnóstico da graduação neste contexto e poderá utilizá-lo para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

Imagem: A avaliação é feita pelo SIGAA (Foto: CCSMI/UFC)A VANTAGEM DE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, referente ao semestre 2019.2, 85,65% dos docentes participaram do processo, enquanto a média de participantes entre os alunos foi de 52,20% – índices considerados positivos pelo presidente da CPA, Prof. José Lassance. Ele destaca a importância desse engajamento, pois os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é destacar o que tem funcionado bem e o que é preciso melhorar.

Com base nas últimas avaliações, muitas ações já foram promovidas: reformas para ampliar a acessibilidade em unidades acadêmicas; atualizações do acervo de bibliotecas; contratação e alocação de professores para determinados cursos; e atividades de formação para docentes.

Um exemplo disso vem da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC. Segundo a vice-diretora da unidade, Profª Danielle Augusto Peres, desde 2018 a FEAAC tem feito um relevante acompanhamento dos resultados das avaliações, através de comissão formada por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

O resultado? "Com essas ações, os elogios com ressalva viraram elogios, e as reclamações diminuíram. A gente pôde perceber um retorno positivo das iniciativas tomadas a partir dos relatórios", afirmou a Profª Danielle. Outro ponto positivo é que a participação dos estudantes da FEAAC na Avaliação Institucional foi ampliada, de cerca de 40% para 60% dos discentes da unidade.

Mais informações sobre o assunto podem ser vistas no site da CPA. Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação devem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.