Nota de falecimento: professor aposentado Masayoshi Ogawa, da Engenharia de Pesca

A Universidade Federal do Ceará comunica com pesar o falecimento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (25), do professor aposentado Masayoshi Ogawa, do Departamento de Engenharia de Pesca. O velório ocorrerá a partir das 18h na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), em Fortaleza.

Prof. Ogawa tinha 79 anos e foi docente na UFC de 1976 a 2011. Com graduação em Bachelor of Fisheries Science (1967) e mestrado em Engenharia de Pesca (1981) pela Tokyo University of Fisheries, e doutorado em Engenharia de Pesca pela Nihon University (1985), ele tinha experiência na área de recursos pesqueiros com atuação principalmente em pesquisas sobre lagostas.

Na UFC, fundou e coordenou o Laboratório de Recursos Aquáticos (LARAQ), que permaneceu ativo de 1995 a 2012. Foi responsável pela implantação e coordenação da Minifazenda Marinha, projeto realizado na praia de Ponta Grossa, em Icapuí, com o objetivo de investigar a viabilidade de engorda de lagostas no mar e de garantir condições de espera do tempo oportuno para a comercialização e industrialização de lagostas vivas.

Foi, ainda, diretor da Divisão de Tecnologia do Pescado do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) de 1991 a 1995; vice-coordenador do Mestrado em Engenharia de Pesca da UFC, de 1992 a 1996, e coordenador do mesmo curso, no período de 1996 a 1998. Recebeu, em 1995, o Título Honorário de Personalidade da Pesca concedido pela Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará.

A UFC se solidariza com amigos, familiares e colegas neste momento de dor.

Fonte: Secretaria do Departamento de Engenharia de Pesca ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.