Documentário "Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, ganha prêmio de melhor roteiro no festival Amazônia DOC

Foto do diretor do filme, Wolney OliveiraO filme Soldados da Borracha, do cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com mais uma premiação nesta semana. Desta vez, a produção arrematou a comenda de Melhor Roteiro Longa Metragem no 6º Festival Pan Amazônico de Cinema – Amazônia DOC. Com isso, o documentário acumula 10 honrarias em festivais de cinema e segue no circuito nacional e internacional de mostras competitivas.

O documentário retrata a saga de cerca de 60 mil brasileiros que foram enviados, durante o período da Segunda Guerra Mundial, à região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para trabalhar na extração de látex, material que se tornou estratégico para a vitória dos Aliados no conflito. A promessa de voltarem para casa como heróis e com aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriu, e o filme narra a batalha desses soldados, até hoje, pelo reconhecimento.

"É uma história pela qual eu sempre fui apaixonado desde que a conheci, com 44 aninhos", brinca o diretor, hoje com 60 anos, lembrando de seu primeiro contato com o tema, através das páginas de uma reportagem do jornal O Povo. O reconhecimento da importância dessa história ainda pouco conhecida o motivou na empreitada. Grande parte do acervo sobre os soldados da borracha o diretor encontrou na própria Instituição, no Museu de Arte da UFC. "A família do Jean-Pierre Chabloz, que trabalhou como o 'marqueteiro' no SEMTA, o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia, depositou esse acervo todo no MAUC, que foi parceiro fundamental no fime", conta.

O documentário foi filmado nos estados do Ceará, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, e em Brasília, e traz comoventes entrevistas de "soldados" sobreviventes e de outros personagens envolvidos na saga. Wolney Oliveira explica que a produção seguirá no circuito de festivais nacionais e internacionais até setembro ou outubro do ano que vem. Após isso, entra no circuito comercial nos cinemas e, depois, será exibido no Canal Brasil, que atualmente conta com quase 11 milhões de assinantes.

PREMIAÇÕES  "A recepção tem sido superpositiva", comemora o diretor. Na semana passada, o filme arrebatou dois prêmios na 9ª Mostra Ecofalante: os de melhor longa-metragem da competição latino-americana e melhor filme do festival, na premiação do público. O festival, realizado no formato virtual, atingiu mais de 1.300 municípios no Brasil e mais de 140 mil espectadores.

Além dele, Soldados da Borracha ganhou 5 prêmios no 14º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, através da Mostra Competitiva de Longas Metragens "Sob o Céu Nordestino": Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Longa Metragem e Melhor Longa pelo Júri Popular.

Recebeu ainda o Prêmio da empresa Mistika no valor de R$ 15 mil para finalização do próximo filme e, em sua estreia mundial, no Festival É Tudo Verdade, em São Paulo, conquistou a comenda de Melhor Documentário da Associação Brasileira de Documentários de São Paulo (ABD SP). O festival é considerado um dos maiores do mundo no segmento de documentários.

Fonte: Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.