Projeto de extensão de Fisioterapia lança e-book gratuito "Saúde da mulher e covid-19"

Imagem: O e-book oferece informações sobre autocuidado em geral que as mulheres devem ter durante a pandemia e questões bem específicas sobre a saúde feminina (Imagem: Divulgação)O Projeto de Fisioterapia na Saúde da Mulher (PROFISM) está disponibilizando gratuitamente para o público o e-book Saúde da mulher e covid-19. A publicação foi organizada pelas professoras Mayle Andrade, Simony Lira e Vilena Figueiredo, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, e produzido com alunos do curso de graduação em Fisioterapia e de pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade, da Universidade Federal do Ceará.

Com muitas ilustrações e linguagem clara e objetiva, o e-book oferece desde orientações mais gerais sobre o autocuidado que as mulheres devem ter durante a pandemia – alimentação saudável, sono adequado e higiene mental – a questões bem específicas sobre a saúde feminina.

No e-book, estão explicações sobre disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária, incontinência fecal, prolapso de órgãos pélvicos (por exemplo, bexiga, reto e útero), disfunções sexuais, disfunções anorretais, dores pélvicas crônicas e anormalidades sensoriais e de esvaziamento do trato urinário baixo. Constam também dicas sobre como evitar infecções no trato urinário e dados de como a fisioterapia pode colaborar para amenizar e tratar alguns dos problemas mencionados.

A Profª Mayle Andrade, uma das coautoras, comenta que a intenção, ao organizarem o e-book, foi fazer um compilado das informações que os integrantes do projeto já vinham publicando de forma dispersa nas redes sociais, sistematizar tudo e fazer chegar o material ao maior número possível de mulheres.

SOBRE O PROJETO – O PROFISM é um projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC, em parceria com o Serviço de Fisioterapia Pélvica da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O projeto desenvolve atividades de educação em saúde, assistência fisioterapêutica, além de pesquisas que englobam a prevenção e a reabilitação, visando otimizar a assistência fisioterapêutica e a melhor funcionalidade e qualidade de vida da mulher. Associando ensino, pesquisa e extensão, o projeto atua na MEAC e no Laboratório de Fisioterapia na Saúde da Mulher (LABFISM) do Departamento de Fisioterapia da UFC. Outras informações podem ser acessadas no perfil do projeto no Instagram.

Fontes: Professoras Mayle Andrade, Simony Lira e Vilena Figueiredo, do Departamento de Fisioterapia da UFC – fone: (85) 3366 8091 / e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.