Em visita à Secretaria de Tecnologia da Informação, reitor discute modernização digital na UFC

Imagem: O reitor da UFC e o diretor da STI sentados em cadeiras atrás de uma mesa, durante reunião (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, realizou, na tarde desta terça-feira (29), uma visita ao prédio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, para discutir a importância das ações de modernização digital na Instituição. Na ocasião, conheceu as instalações da sala-cofre, ambiente de proteção de dados mantido pela STI que acaba de receber equipamentos para a melhoria de sua performance.

Acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, o reitor reforçou o compromisso em investir na área de tecnologia da informação. "O que a gente verifica é que hoje as universidades se modernizam através de plataformas digitais que permitem você fazer uma maior organização da gestão, garantindo transparência e segurança de nossos dados. E a nossa STI tem respondido muito bem às demandas", analisou o reitor.

O reitor destacou os três equipamentos adquiridos e já instalados na sala-cofre, os quais somaram investimentos de R$ 825 mil, que vão melhorar e ampliar todos os serviços de conectividade e comunicação digital da Universidade. Além de garantir maior segurança e a estabilidade dos sistemas, as novas aquisições darão suporte ao serviço de armazenamento em nuvem da UFC.

Imagem: O reitor juntamente com outros servidores, em pé, na sala-cofre da STI (Foto: Ribamar Neto/UFC) "Viemos agradecer o trabalho que a STI está fazendo e mostrar que a gente precisa estar sempre atento a essa necessidade de modernização. A STI está presente em toda a UFC e entende essa sua necessária capilaridade na Instituição. Ela teve e tem tido um trabalho muito importante durante a pandemia, ajudando na preparação da comunidade, garantindo as plataformas para que a gente fizesse o trabalho remoto. Essa parceria deve se ampliar neste nosso processo de transformação digital da UFC", completou o Prof. Cândido Albuquerque.

O diretor da STI, Prof. Edgar Marçal, afirmou que a visita da administração superior da UFC reforça o papel central que a Secretaria tem na Universidade. "Esse encontro mostra o reconhecimento de que nós estamos fazendo a coisa certa, estamos no caminho certo. Então, agora é dar mais gás para continuarmos dessa forma, mostrando nosso resultado", comemorou o diretor, afirmando que o reitor acatou as ideias de reestruturação apresentadas pela Secretaria, com ampliação de sua equipe para atender às crescentes demandas da Universidade ao setor.