Graduação e mestrado em Gastronomia promovem Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia on-line

Imagem de frutas e verduras (Foto: Freepik.com)Os cursos de graduação e mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará promoverão, de 7 a 9 de outubro, o Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos (CBG). O evento será realizado de forma totalmente on-line e contará com minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de mais de 300 trabalhos científicos.

O objetivo é realizar a troca de experiências entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da gastronomia, o que facilita a divulgação do conhecimento. Além disso, também estimula a investigação da tecnologia e de novos métodos e técnicas de preparo culinário.

Como o CBG será realizado de modo virtual, foi desenvolvida uma plataforma específica para garantir interatividade entre palestrantes e participantes. A abertura terá como tema "Restaurante lixo zero", com Luiza Poleto, do Instituto Lixo Zero.

O congresso terá os seguintes minicursos: "Fundamentos do vinho", "Pão de fermentação natural", "Fermentação lática de vegetais", "Food design", "Chá: da produção à harmonização e uso em preparo de pratos", "Pães, pizzas e pastéis sem glúten, leites e ovos", "Papel da fotografia na gastronomia", "Queijos veganos" e "Planejamento de custos na gastronomia".

Outro destaque será a mesa-redonda "Fazendo ciência na gastronomia", que irá abordar temas como patentes e registros de produtos; o caso Natchup, um ketchup feito de acerola desenvolvido no Curso de Engenharia de Alimentos da UFC; e as atividades da EMBRAPA Alimentos e Territórios. Na mesma mesa, haverá espaço para debater perspectivas e desafios para o novo mestrado acadêmico em Gastronomia.

Esse é um tema particularmente importante no CBG, destaca o Prof. Paulo Henrique Souza, coordenador do congresso. Isso porque a UFC sediará o primeiro mestrado em Gastronomia do País, cujas aulas terão início no segundo semestre de 2021, um marco no ensino e pesquisa da área.

O novo programa de pós-graduação terá duas linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade, que abordará a gastronomia no contexto social e cultural, e Tecnologia e Inovação Gastronômica, voltada ao desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, bem como aos aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos.

A programação e as inscrições para o Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos podem ser feitas no site do evento

Fonte: Prof. Paulo Henrique de Souza ‒ fone: (85) 98555 0090