UFC Infra conclui mais duas obras apresentadas em pacote de investimentos

Imagem: foto de uma cúpula de vidro em forma triangularA Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC Infra) concluiu, na semana passada, mais duas obras. As reformas fazem parte do maior pacote de investimentos dos últimos quatros anos, com a destinação de R$ 27 milhões para conclusão, retomada e início de obras, aquisição de equipamentos e compra de insumos para unidades acadêmicas da Instituição. Outras quatro intervenções já estão em andamento e deverão ser entregues nos próximos meses, duas delas já na próxima semana.

No dia 21 de setembro, o bloco do Curso de Jornalismo, localizado na área 2 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica, recebeu nova coberta. A obra durou dois meses e meio e custou R$ 110.637,75.

O engenheiro eletricista Renato Guerreiro, coordenador de Projetos e Obras da UFC Infra, explica que foram revistos todos os elementos da coberta do bloco, incluindo a substituição do telhado, a reforma das instalações de águas pluviais e a impermeabilização das calhas. "A estrutura da coberta estava comprometida, apresentando problemas de infiltração e ocasionando problemas no forro e na utilização das salas também, pois infiltrava água", lembra.

Outra obra concluída na semana passada foi a estrutura do elevador do bloco didático da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), aumentando a acessibilidade no local. A obra, que estava parada, foi retomada em junho deste ano e incluiu a troca dos vidros e de parte da estrutura metálica da cúpula do teto e a construção da caixa da estrutura do elevador. De acordo com a UFC Infra, a ação custou R$ 250.218,63. O equipamento deve ser disponibilizado para uso em breve, após a assinatura do contrato de instalação do elevador.

Na próxima semana, segundo Renato Guerreiro, será entregue a obra do entorno dos prédios do Instituto UFC Virtual e do Restaurante Universitário, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Orçada em R$ 77.142,94, a obra incluiu construção e reforma das calçadas, dos acessos e da faixa elevada entre os prédios, garantindo maior acessibilidade aos pedestres.

Imagem: foto da coberta de um prédioTambém está prevista para ser entregue nos próximos dias a recuperação estrutural da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A obra, no valor de R$ 411.626,52, foi reiniciada em junho passado e incluiu a recuperação estrutural da rampa de acesso à biblioteca, com tratamento e reforço de estruturas como a laje do prédio.

Para os próximos meses, de acordo com a UFC Infra, estão previstas a conclusão da obra de ampliação do Bloco 929, do Departamento de Física, e a finalização da construção da nova Central Analítica, ambas no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O coordenador de Projetos e Obras da UFC Infra, Renato Guerreiro, observa que a pandemia do novo coronavírus impactou o andamento de algumas obras que, agora, estão com novos prazos. "De forma geral, a gente está conseguindo retomar o cronograma das obras. Tivemos um impacto ocasionado pela pandemia [de covid-19], onde houve a redução de alguns serviços e até a paralisação de algumas obras. Mas, com a retomada das atividades da construção civil, a gente conseguiu retomar algumas obras e concluir as que estavam em andamento", destaca.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembra que as ações da gestão estão sendo planejadas para finalizar obras inacabadas. "Dentro desse planejamento a gente vai concluir todas as obras iniciadas", garante.

Imagem: foto de uma sala de cinema com cadeiras vermelhasOBRAS ENTREGUES – Outras duas obras apresentadas no pacote de investimentos da atual gestão da UFC já foram concluídas e entregues neste ano. A primeira delas foi a reforma da sala de freezers do Bloco de Biomedicina da Faculdade de Medicina, no Campus do Porangabuçu. A intervenção, finalizada em julho, consistiu na troca de instalação elétrica, colocação de novos quadros de energia e substituição de portas.

No mês seguinte, foi concluída a reforma do Cine Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, no Campus do Benfica. Foram feitas trocas de carpete, da iluminação, do forro e de ar-condicionado; reformas de banheiros, casa de máquinas, sala de projeção e saída de emergência, além de adequações de acessibilidade no local.

Fonte: Renato Guerreiro, coordenador de Projetos e Obras da UFC Infra – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.