Nota de falecimento: professor aposentado Francisco Valdeci de Almeida Ferreira, da Faculdade de Medicina

Imagem: foto do prof. Valdeci. Ele tinha cabelos brancos, era magro, usava óculos.A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, ocorrido na noite dessa sexta-feira (2), do Prof. Francisco Valdeci de Almeida Ferreira, aos 81 anos.

Docente aposentado da Faculdade de Medicina (FAMED), Francisco Valdeci também exerceu cargos de gestão, como o de diretor do então Centro de Ciências da Saúde e o de chefe do Departamento de Patologia e Medicina Legal, ao qual era vinculado.

O Prof. Valdeci também integrou a equipe que realizou os estudos pioneiros em transplantes no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que tiveram início em 1976 com a criação do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), da qual também participaram os docentes Antônio Lacerda Machado, Roberto Barreto Marques, Manassés Claudino Fonteles, Luiz Eduardo Capelo, José Barbosa Pessoa, Luiz Carlos Fontenele e Raimundo Braga.

PROFESSOR EMÉRITO – Em reunião realizada em novembro de 2019, foi aprovada a Resolução nº 40, do Conselho Universitário (CONSUNI), que tratava da concessão do título de Professor Emérito a Francisco Valdeci de Almeida Ferreira em reconhecimento institucional à sua dedicação e aos relevantes serviços prestados como docente da UFC.

VELÓRIO – O corpo do Prof. Francisco Valdeci está sendo velado desde as 8h deste sábado (3) na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota, Fortaleza), onde será realizada missa às 15h. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Parque da Paz (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

A UFC se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.