Monitor de Secas, projeto apoiado pela UFC, é semifinalista de prêmio internacional na área de Recursos Hídricos

Logo do projeto Monitor das SecasO Monitor de Secas é um dos semifinalistas do Water ChangeMaker Awards, premiação internacional promovida pela Parceria Global pela Água (GWP, na sigla em inglês). Projeto apoiado pela Universidade Federal do Ceará e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e atualmente coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o monitor é um trabalho colaborativo que reúne mais de 40 instituições federais e estaduais relacionadas a clima e recursos hídricos.

O projeto faz o acompanhamento regular e periódico das secas em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ele agrega informações do monitoramento feito por diversas instituições em um única base de dados, possibilitando gerar indicadores e produtos de apoio que permitem o acompanhamento do fenômeno e seus impactos de curto e longo prazo. Além  disso, o monitor  conta com uma rede de validação local para suprir eventuais vazios de informação de áreas específicas e assegurar que a realidade nos estados está bem representada.

"O Monitor das Secas está no contexto de uma reflexão profunda, feita em 2010, sobre a necessidade de mudança de paradigmas na gestão de secas, passando de um modelo reativo de respostas à crise para um proativo", explica o Prof. Eduardo Sávio, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e também presidente da FUNCEME.

"Para isso, a gente estruturou essa política em três pilares: monitoramento e alerta precoce [das secas], análise de vulnerabilidade e resiliência; e planejamento da resposta, a partir de planos de contingência", completa o Prof. Eduardo Sávio, que atuou na concepção do projeto.

Criado como um projeto-piloto do Ministério da Integração Nacional e do Banco Mundial com a colaboração de instituições de todos os estados do Nordeste, o processo de monitoramento de secas teve, em sua fase experimental, a FUNCEME como instituição central, responsável por operacionalizá-lo e auxiliar a articulação com os demais estados da região.

A partir de 2017, com o projeto na fase operacional, o monitor passou a ser coordenado pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico. Além da FUNCEME, conta também com o apoio operacional da UFC através de dois projetos, objetos de descentralização orçamentária, que permitem a manutenção da rotina mensal do monitor e todas as atividades formativas, de aperfeiçoamento e de articulação institucional. Dessa forma, a UFC é responsável pela gestão desses projetos, que têm como foco tanto a continuidade das ações de monitoramento nos estados do Nordeste quanto a expansão  do monitor para todo o Brasil.

Com base no conjunto de dados centralizados na ANA e da validação dos estados,  o Monitor de Secas permite "traduzir" informações técnicas em um mapa que ilustra onde há ou não seca, sua severidade, extensão territorial e escala temporal dos impactos. Essas informações auxiliam os órgãos públicos e privados a tomar providências de forma precoce, melhorando as políticas de combate à seca. Os recursos do monitor podem ser acessados tanto pelo site do projeto (monitordesecas.ana.gov.br) quanto por aplicativo disponível para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

O PRÊMIO – O prêmio é oferecido pela Parceria Global pela Água, uma rede mundial de instituições que trabalha com questões relacionadas aos recursos hídricos. Na fase semifinal, o júri selecionou 78 projetos desenvolvidos no Brasil e em outros 40 países. O anúncio dos finalistas está previsto para 21 de outubro e os vencedores serão conhecidos durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, na Escócia, em data a ser definida em 2021.

Fontes: Prof. Eduardo Sávio, presidente da FUNCEME – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Juliana Lima Oliveira, pesquisadora UFC/FUNCEME – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.