PAAP realiza Projeto Professores Inspiradores para promover homenagens alusivas ao Dia do Professor

Imagem de divulgação do PAAPO Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), vai promover, no âmbito do projeto de formação continuada para docentes, uma programação especial alusiva ao Dia do Professor. As atividades do Projeto Professores Inspiradores serão desenvolvidas em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e transmitidas ao vivo via formulário eletrônico nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

De acordo com a coordenadora do PAAP, Profª Mazzé Santos, o objetivo da iniciativa é "dar aos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará a oportunidade de homenagear seu professor inspirador, que participou de sua vida estudantil no ensino fundamental, médio ou superior e que o inspirou ou continua a inspirá-lo a estudar, a aprender, a se desafiar e a querer crescer como pessoa e como profissional".

HOMENAGENS ‒ A equipe do PAAP recebe, até 12 de outubro, via formulário eletrônico, fotos, mensagens e vídeos com depoimentos de homenagens a professores. O material será exibido durante as atividades transmitidas pelo YouTube.

As pessoas que acompanharem as transmissões ao vivo irão assinar um formulário de presença e também poderão, no momento das exibições, expressar seus agradecimentos aos professores por meio de mensagens no chat do YouTube. Uma equipe do PAAP irá transmitir, nas lives, mensagens e fotos que forem enviadas pelo chat ao vivo.

Para a Profª Mazzé Santos, a ação "reflete alegria, gratidão e felicidade, pois os homenageados, esses professores brilhantes, não preparam apenas para uma profissão, mas, como professores inspiradores, preparam para a vida. É, de fato, uma grande oportunidade de homenagear o ‘ser’ professor, esse profissional que tem papel tão importante nas nossas vidas e na construção da sociedade", explica.

As atividades do Projeto Professores Inspiradores serão realizadas conforme programação a seguir:

14 DE OUTUBRO DE 2020
Abertura: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos (UFC)
Atração artística: Música
Convidada: Anne Cleonice Uchôa Araújo (FACED/UFC)

Webconferência: Felicidade
Convidado: Prof. Wander Pereira da Silva (UnB)
Mediador: Prof. Gilberto Santos Cerqueira (UFC)

Encerramento: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos (UFC)

15 DE OUTUBRO DE 2020
Parte 1
Abertura: Profª Dijane Rocha Victor (UFC)
Atração artística: Cordel em homenagem ao professor
Convidados: Francisco Paiva das Neves e Stélio Torquato Lima (UFC)

Homenagem 1: Carolina Morais Ribeiro da Silva
Homenageada: Profª Gleyda Lúcia Cordeiro Costa Aragão (Casa de Cultura Francesa da UFC)

Homenagem 2: Renata de Sousa Alves
Homenageado: Prof. Célio Lima de Melo (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFC)

Parte 2
Abertura: Profª Dijane Rocha Victor (UFC)
Homenagem 3: Carmelita do Nascimento Mateus
Homenageada: Profª Roselane Gomes Bezerra (Departamento de Estudos Interdisciplinares da UFC)

Homenagem 4: Alexandre Vidal de Sousa
Homenageada: Profª Maria Mabel Cristina da Silva Mangueira (UFPB)

Homenagem 5: Alexandre Vidal de Sousa
Homenageado: Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Instituto UFC Virtual)

Homenagem 6: Emmanuel Prata de Souza e Gilberto Santos Cerqueira
Homenageado: Prof. João Erivan Façanha Barreto (Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC)

Atividade: Vídeo e depoimentos

Encerramento: Profª Dijane Rocha Victor (UFC)

16 DE OUTUBRO DE 2020
PAAP ARTES
Live musical
Abertura: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos (UFC)
Mediadoras: Profª Juliana Linhares (UFC), Profª Simone Sousa e Profª Liu Man Ying (UFC)
Convidados: Prof. Pedro Rogério (UFC) e Profª Ana Cléria Soares da Rocha (UFC)

Encerramento: Mosaico de fotos em homenagem ao Dia do Professor

FORMAÇÃO – Outra atividade programada pelo PAAP para este mês é o curso de formação para professores de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas, lecionado pela Profª Liu Man Ying. O curso objetiva capacitar pessoas para atuar como professores de violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico.

A formação é destinada a professores de música, instrumentistas de cordas e pessoas interessadas em conhecer as metodologias de ensino coletivo de cordas friccionadas, não sendo destinado a alunos iniciantes que desejam aprender a tocar os instrumentos.

Os encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, a partir do dia 13 de outubro, das 19h às 21h, no canal do PAAP no YouTube. As inscrições podem ser feitas até o dia 12, por meio de formulário eletrônico.

PAAP EM OUTUBRO – A programação do PAAP segue no mês de outubro com atividades em formato on-line voltadas a docentes, ampliando as formações iniciadas em junho. Há atividades previstas até o dia 30 deste mês. Acesse a programação completa.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico e Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (COIDEA/PAAP) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.