Aberta ao público, Semana do Servidor UFC 2020 será realizada de 26 a 30 de outubro e no dia 6 de novembro; veja a programação

Imagem: A Semana do Servidor UFC 2020 ocorre de 26 a 30 de outubroA Universidade Federal do Ceará promove, desde 26 de outubro, a Semana do Servidor UFC 2020, evento alusivo ao Dia do Servidor Público. Organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em parceria com várias unidades, a semana traz serviços e atividades abertas ao público, com o tema "Resiliência: compartilhando experiências e superando desafios".

"O sentimento de ressignificação do trabalho e o engajamento dos servidores da UFC no período da pandemia inspiraram a escolha do tema. Acreditamos na capacidade de cada um de nós de recomeçar e superar as dificuldades para seguirmos alinhados e mais fortes", comenta a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo.

Com a postergação do feriado do Dia do Servidor Público de 28 para 30 de outubro, a programação do evento precisou passar por alterações, tanto na Capital quanto no Interior. Em Fortaleza, as atividades inicialmente previstas para esta sexta-feira (30) foram adiadas para o dia 6 de novembro. Já nos campi do Interior, parte das atrações foi mantida, enquanto outras tiveram alterações nas datas.

- Confira a programação atualizada da Semana do Servidor em Fortaleza

- Confira a programação atualizada da Semana do Servidor no Interior

O evento é realizado em sua maior parte de forma on-line e integra oficinas, palestras, práticas de ioga, minicursos, webinários e homenagens. Assim, todo o público interessado poderá participar.

A abertura, no dia 26, trouxe como destaque a palestra "Como duas perguntas podem mudar o mundo", dos Caçadores de Bons Exemplos, formado pelo casal Iara e Eduardo Xavier. Há 10 anos, eles pegaram a estrada e partiram em busca de histórias de transformação social. Após mais de 1 milhão de quilômetros percorridos, os Caçadores conversaram com o público sobre os desafios da jornada e os mais de 6 mil projetos catalogados ao longo das expedições.

Confira na íntegra a abertura do evento:

Imagem: As homenagens a servidores ocorrerão em solenidade restrita, no Gabinete do Reitor, com transmissão ao vivo pelo Youtube (Foto: Viktor Braga/UFC)HOMENAGENS ‒ Servidores docentes e técnico-administrativos da UFC que, em 2020, completam 10, 20, 30, 40 e até 50 anos de trabalho na Universidade serão homenageados às 14h do dia 29, no Gabinete do Reitor. Restrito, o evento será transmitido ao vivo e contará com um representante de cada período. A ocasião também marcará o lançamento do site Desenvolva, do Programa de Gestão por Competências, e da Coletânea travessia ‒ contos e crônicas, com obras dos servidores selecionados pelo I Concurso Literário da Semana do Servidor.

INTERIOR ‒ Os campi da UFC no Interior também se dedicaram a organizar uma programação diversificada, transmitida on-line. As orientações sobre como participar podem ser vistas na programação. Em Quixadá, as atividades contemplam temas como "Hip hop class", "Rotina de skincare" e "Saúde mental e trabalho". No Campus da UFC em Russas, são destaques o minicurso "Excel no dia a dia", a atividade "Mova-se sem sair de casa", com alongamento e balé fitness, e o Sarau Musical.

O Campus de Sobral preparou uma live com a Profª Maria Suely Alves Costa, do Curso de Psicologia, sobre "Manejo do estresse e ansiedade em situação de crise". Já o Campus de Crateús realizou um quiz sobre os próprios servidores da unidade. Duas oficinas também integram as ações do campus: uma de artesanato, voltada para a produção de mandalas, e outra sobre educação financeira.

VACINAÇÃO H1N1 ‒ Ações de promoção da saúde também estão programadas para o período. O destaque é a vacinação contra a gripe H1N1, realizada no esquema "drive-thru" em Fortaleza. No Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a imunização ocorreu no dia 27. No dia 29, foi a vez do Campus do Porangabuçu. No mesmo horário, no dia 6 de novembro (data atualizada), servidores poderão se vacinar na Reitoria, no Campus do Benfica.

Imagem: A Exposição nossArte ocorrerá pelo Flickr do Museu de Arte da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

PRODUÇÃO CIENTÍFICA ‒ O incentivo à produção científica está presente em duas atividades da semana. Nos dias 26 e 27 de outubro e 6 de novembro, das 14h às 15h, ocorre a série de lives TAEs na Pesquisa, que consistirá na apresentação de dissertações e teses de servidores técnico-administrativos da UFC através de transmissões ao vivo pelo canal Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas. Os horários e datas das apresentações já estão disponíveis.

No dia 6 de novembro, também a partir das 14h, a Tenda Virtual do Sistema de Bibliotecas da UFC vai transmitir as palestras "Dicas de produção de artigos científicos" e "O uso das mídias sociais para divulgação profissional".

ACESSIBILIDADE ‒ Para discutir "Acessibilidade no ambiente laboral, no contexto da Universidade", uma mesa-redonda reunirá, às 11h do dia 6 de novembro, a Profª Fernanda Cláudia Araújo da Silva, diretora da Secretaria de Acessibilidade da UFC; a servidora Clemilda dos Santos Sousa, da Seção de Atendimento de Pessoas com Deficiência da Biblioteca Universitária; e José Alfredo de Albuquerque, integrante da Comissão de Apoio à Gestão de Servidores da UFC no Ambiente Inclusivo (Servidor Inclui).

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.